Marcelo Rosenbaum e Zanini de Zanine dão palestras; Fernando Jaeger e Alfio Lisi participam de mostras

Ao centro, o designer Fernando Jaeger com o grupo que participou das oficinas desta segunda edição.

O cenário não poderia ser mais propício para essa união entre design e artesanato. Pela segunda vez, de 18 a 21 de outubro, a charmosa cidade histórica mineira abriga a Semana Criativa de Tiradentes, festival que valoriza o artesanato de raiz.

Com uma programação intensa de palestras, exposições, workshops e debates, o evento deve atrair arquitetos, designers, estudantes, artesãos e interessados no assunto. No ano passado, 4 mil pessoas visitaram a cidade em quatro dias. Nesta edição, participam os designers: Alfio Lisi, Maria Fernanda Paes de Barros, Fernando e Yáscara Jaeger, Luly Vianna, Maria Helena Emediato, Marcelo Rosenbaum, Sergio Cabral e Zanini de Zanine.

Fomentar a economia criativa e estimular o empreendedorismo foram também objetivos que Simone Quintas, ex-diretora da revista Casa&Jardim, traçou para A Semana Criativa de Tiradentes, idealizada pela jornalista e o produtor cultural Junior Guimarães, depois que ela se mudou com a família para a cidade. “O evento é especial porque reúne conteúdo, profissionais de diferentes estados, relacionamento e ainda divulga saberes de tradição com uma linguagem atual. Tudo isso em um ambiente único. Experiência que vale como um presente”, avalia Simone.

Veja a programação completa do festival no site

Fotos: João Betholini

Charmosa cidade histórica mineira, Tiradentes é palco para a reunião de artesãos e designers proporcionada pela Semana Criativa.

O estanho é a novidade deste ano dentre os materiais empregados nas oficinas. Este balde de gelo é de Fabio e Deise Reis, da Imperial Estanho, com designers convidados da Semana.

Mesa de centro, do artesão Delano Antunes, feita de madeira garapeira e com tampo revestido de ladrilhos hidráulicos.

Versão do banquinho caipira em madeira garapeira de Delano Antunes com assento em tiras de couro e tear de Maria Laura de Rezende.