Numa das mais charmosas cidades brasileiras, a 3a edição da Semana Criativa de Tiradentes terá 13 palestras, quatro lançamentos de livro, cinco exposições, oficinas, workshops, talks e muito mais!

1. A cidade mineira por si só já é um encanto, com um dos mais belos e bem preservados centros históricos de arte barroca do país e gastronomia de alta qualidade. Imagine, então, somar a isso uma rica programação de eventos relacionados ao mundo do décor e do design em diversos casarões do século XVIII.  

2. O festival anual tem por objetivo valorizar o artesanato de raiz, dando a eles frescor e evitando que desapareçam. Por isso, os organizadores – a jornalista Simone Quintas e o produtor cultural Júnior Guimarães – proporcionam encontros entre artesãos mineiros e renomados designers de diferentes estados para uma troca de saberes e experiências. O resultado é uma coleção de móveis e objetos singulares que estarão expostos para a comercialização no térreo do edifício do Sesi Centro Cultural Yves Alves, na r. Direita, 168. O grupo de criativos deste ano é composto por: Ana Vaz, artista têxtil, Bel Lobo, arquiteta, Marcus Ferreira e Estevão Toledo, designers, além dos artesãos Valcir Barbosa e Cristina Barbosa (marcenaria), Vasique Leôncio (couro), Vânia Leôncio (costura), Raimundo Nonato (ferreiro) e Lucas Silva (entalhador).

“A troca de conhecimento que acontece nas imersões da Semana Criativa de Tiradentes é maravilhosa e mune nosso trabalho de ideias. Fiquei especialmente impressionado com a técnica de selaria, do município de Dores de Campos, pois pouco conhecia sobre couro e suas costuras, oportunidade única de aprendizado para nós.”

Estevão Toledo, designer participante desta 3a edição

4. No primeiro dia do evento (17), a SCT sempre prepara uma marcante abertura. Desta vez, a responsabilidade de emocionar o público ficará por conta do musical Mineiramente, com textos de Carlos Drummond de Andrade, apresentado pelo grupo Ponto de Partida, na Pousada Pequena Tiradentes. A retirada de ingressos será no Sesi, a partir das 14h.

5. Pela primeira vez, a SCT montará uma livraria durante o festival sob a tutela da Editora Olhares. Aliás, estamos muito orgulhosos por isso! A Livraria SCT por Editora Olhares estará no Espaço Aymorés, na rua Direita, 45, onde acontecerão talks com os designers Zanini de Zanine, Mauricio Arruda e Pedro Lattoog. A entrada é gratuita, porém é imprescindível a retirada de senha (uma por pessoa), 30 minutos antes de cada evento, na recepção do SESI Centro Cultural Yves Alves. As vagas são limitadas.

6. No domingo, além do tradicional Agulhaço, reunindo tricoteiros, crocheteiros e bordadeiros na praça principal da cidade, haverá uma palestra, três talks, um workshop e o relançamento do livro Lattoog, da Olhares, com bate-papo do designer Pedro Moog e do editor Otávio Nazareth . Veja abaixo a programação completa do evento.

7. Arrume tempo também para conhecer as preciosidades da cidade. Recomendamos visitar dois lindíssimos museus, cujos projetos de arquitetura já valem o passeio: o de Sant’Ana (r. Direita, 93), no prédio da antiga cadeia da cidade com uma coleção de 300 imagens da santa vindas de várias partes do Brasil e Portugal; e o da Liturgia (r. Jogo de Bola, 15), único dedicado ao tema na América Latina. Também merecem visita a loja da designer têxtil Daniela Karam (r. Direita, 26), o ateliê da ceramista Nicia Braga (r. José Batista de Carvalho, 43) e a fábrica Arte & Luz (r. Manoel Moraes Batista Jr., 502), de Wagner Trindade, conhecido como Waguinho, que participou da primeira edição da SCT.

8. A 8 km de distância de Tiradentes, está Bichinho, um povoado rural do município de Prados, MG, conhecido por seus ateliês e lojas de artesanato. A Oficina de Agosto, do artista plástico Antonio Carlos Bech, o Toti, é uma de suas principais atrações.

Nas fotos acima, algumas das peças produzidas durante as oficinas, promovidas pelos organizadores do evento, entre artesãos e designers.

AGENDA DE EVENTOS

Exposições

Design Feito à Mão por Coletivo LAB 2019*

Com os designers Marcus Ferreira, Ana Vaz, Bel Lobo e Estevão Toledo e os artesãos Valcir Barbosa, Cristina Barbosa, Vasique Leôncio, Vânia Leôncio, Raimundo Nonato, Lucas Silva.

Local: SESI Centro Cultural Yves Alves – R. Direita, 168.

PORTAS ABENÇOADAS

Com fotos de João Bertholini de portas com as cruzes bordadas por Dona Lilia Fonseca.

Local: SESI Centro Cultural Yves Alves – R. Direita, 168.

O SAGRADO EM NÓS

Isabelle Tuchband + Rondinelly Santos e Retratos nada imaginários, com Fernando Pitta Rocha (in memorian).

Local: Sobrado Ramalho/Iphan, Rua da Câmara, nº 124.

 –

DESDOBRAMENTOS

Peças desenvolvidas por artesãos e designers das outras edições da SCT.

Local: Sobrado Ramalho, rua da Câmara, 124.

SANTO BARROCO! POR JANGO

Local: Museu do Santana

Com expografia de Alexandre Rousset, a mostra reúne obras do santeiro Jango, grande homenageado da 3a edição da Semana Criativa de Tiradentes.

Lançamentos

17 DE OUTUBRO / QUINTA-FEIRA

14h – Lançamento do livro José Zanine Caldas, Editora Olhares e bate-papo com uma das autoras, Amanda Carvalho, e o editor Otávio Nazareth.

14h30 às 15h30 – sessão de autógrafos.

18 DE OUTUBRO / SEXTA-FEIRA

14h – Lançamento do livro Decora, Globo Livros e bate-papo com o autor Maurício Arruda.

14h30 às 15h30 – sessão de autógrafos.

 

19 DE OUTUBRO / SÁBADO

14h – Lançamento do livro Relicário de afetos, Satolep Press e bate-papo com a autora Lu Gastal.

14h30 às 15h30 – sessão de autógrafos.

 

20 DE OUTUBRO / DOMINGO

11h – Lançamento do livro Latoog, da Editora Olhares, e bate-papo com o designer Pedro Moog e o editor Otávio Nazareth.

11h30 às 12h30 – sessão de autógrafos.

 

Palestras

Acontecerão no SESI Centro Cultural Yves Alves, na rua Direita, 168. A entrada é franca, mas as vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada, mediante retirada de senha antes de cada palestra.

17 DE OUTUBRO / QUINTA-FEIRA

10h30 – Novos Para Nós: 100 mil km de buscas por artistas populares brasileiros, com Renan Quevedo (pesquisador de arte popular, responsável pelo perfil do Instagram @novosparanos).

14h – Design com causa, com Eliana Sanches e Denise Gustavsen (jornalistas especializadas em design).

16h – Bate-papo Diálogos e desafios sobre a valorização, preservação e proteção da arte popular brasileira no século 21, com Alexandre Mascarenhas (arquiteto-conservador e restaurador), Jorge Mendes (responsável pelas exposições do Museu Janete Costa de Arte Popular) e Roberta Borsoi (arquiteta).

18h30 – Exibição do filme Alma da Cidade, sobre a cidade de Tiradentes sob a direção de Solange Jobim e Daniel Paes, com produção de Iracema Filmes.

18 DE OUTUBRO / SEXTA-FEIRA

10h – Design e identidade, com Sergio Matos (designer).

14h30 –O design como interlocutor na experiência com a arte em Inhotim, com Mariana Hardy (sócia do estúdio de design Hardy Design).

16h30 – Talk com a pesquisadora de cores Ana Kreutzer e o ceramista Máximo Soalheiro.

17h30 – Um jeito de olhar o morar brasileiro, com Zizi Carderari (jornalista e designer têxtil)

Exibição do documentário Projeto Sertões – Expedição Pernambuco – idealização, pesquisa e produção: Zizi Carderari. Direção de fotografia: Salvador Cordaro

 

19 DE OUTUBRO / SÁBADO

10h – Design em procissão, com Alexandre Salles (arquiteto e coordenador dos cursos de graduação e pós-graduação em Design de Interiores do Instituto Europeo di Design – IED São Paulo).

14h – Da experiência ao afeto, com Baba Vacaro (designer), Maurício Arruda e Fernando Forte (arquitetos) e a mediadora Luciana Bernardina (especialista em branding, marketing e design).

16h – Janela para o mundo, janela para a alma, com Coletivo Lab, o grupo que participou da criação dos móveis e objetos dessa 3ª edição do festival. 

18h – A Natureza da Forma – A Forma da Natureza, com Marko Brajovic (arquiteto).

 –

20 DE OUTUBRO / DOMINGO

10h – Casas com alma, com Karina Vargas e André Lima (Estúdio Glória).

Esta palestra contará com intérprete de libras

Os apresentadores do programa Admirável Móvel Novo, no canal GNT, vão contar como uma paixão se transformou em negócio, falar sobre o processo criativo que utilizam na reforma dos móveis e abordar a linguagem da decoração que desenvolveram ao longo dos anos e aplicam nos projetos que realizam.

 

Talks e ações paralelas

17 DE OUTUBRO / QUINTA-FEIRA

11h30 – Narrativas do universo popular de Willi Carvalho, com Willi Carvalho (artista popular) e mediação de Nathalia Candelária (@apartamento203)

Local: sala de exposição do Sesi.

15h- Talk Escolhas e Ações Responsáveis e Sustentáveis com Kátia Perrone (ONG Decor Social), Tatiana Soares (Eco Simple), Telma Lara (By Kamy) e Kiko Maldonado (artista).

18 DE OUTUBRO / SEXTA-FEIRA

13h30 às 15h – Oficina – Modelagem em papel machê com Fabio Francino
O artista vai ensinar uma técnica que mistura toco de madeira ao papel machê, dando vida aos bonecos batizados de “Cabeça Quadrada”. Serão produzidas duas cabeças: uma será finalizada pelo aluno e a outra, pelo próprio Fabio, que, posteriormente, a enviará pelo correio para a casa de cada participante.

Onde: Tenda 1
Número de vagas: 10
Idade mínima: 12 anos
Valor: R$ 60*
Instagram: @fabiofrancino

 

15h30 – A história do santeiro Jango com Jango (mestre-artesão homenageado da SCT), com mediação de Nathalia Candelária (@apartamento203)

Local: Sala de exposição.

 –

19 DE OUTUBRO / SÁBADO

11h- Talk Inovação aberta com Eduardo Scoz (gerente de produto da Portobello).

Local: sala de exposição do Sesi.

 

15h – De arquiteta à influenciadora digital, com Giselle Martos (@lardocecasa)

Local: sala de exposição.

17h – Cores de Tiradentes com o jornalista Michel Lott e a professora Maria José Vargas Boaventura.

Local: sala de exposição do Sesi.

 –

20 DE OUTUBRO / DOMINGO

AGULHAÇO

Local: Largo das Forras, a partir das 10h.

 

10h30 às 12h – Oficina de pedra-sabão com Expedito Jonas de Jesus
Expedito vem de uma família na qual todos esculpem em pedra-sabão. Destaca-se pelo prazer em esculpir grandiosas esculturas, mas também faz pequenos objetos, como a flor e a saboneteira que ensinará nesta oficina. O aluno escolhe qual deles quer aprender.

Onde: Tenda 1
20 de outubro, domingo, das 10h30 ao meio-dia
Número de vagas: 15
Idade mínima: 10 anos
Valor: R$ 60*
Instagram: @expedito.jonas.73

 

11h – Talk Marketing digital. O que é? Como obter resultado? Vale a pena? com Robson Vieira (CEO da agência Citizen).

Local: sala de exposição do Sesi.