Para uma experiência segura, restaurante em Amsterdã monta cabines ao longo do canal para duplas que moram na mesma casa

Na Holanda, restaurantes e bares começam a pensar formas controladas de reabrir as portas e assim surgem muitas propostas. Uma delas chamou bastante atenção nesta semana e virou notícia no mundo: a do projeto Serres Séparées, com cabines de vidro dispostos do lado de fora do estabelecimento. “Usávamos essas estufas para criar instalações de arte com plantas”, contou Willem Velthoven, dono do centro cultural e do restaurante Mediamatic, para a imprensa local. “Tivemos, então, a ideia de aproveitá-las com nossos clientes.”

O experimento, apenas com duplas que moram na mesma casa, foi anunciado no site do restaurante e em pouco tempo não havia mais lugares disponíveis. O jantar teste, ocorrido em 5 de maio, foi bem-sucedido e o público presente elogiou o espaço e a comida. A forma de servir, porém, precisou se adaptar aos novos tempos, com os próprios clientes se abastecendo de bebida no copo. Já a comida foi oferecida por garçons, equipados com máscaras protetoras e longas tábuas para evitar o contato próximo. “Agora estamos aprendendo como fazer a limpeza, retirar os pratos vazios… Tudo isso de uma maneira elegante para assegurar o sentimento de estar sendo bem cuidado”, disse Velthoven.

Os restaurantes holandeses estão fechados ao público até pelo menos 20 de maio, mas algumas cozinhas continuam funcionando para delivery. A proposta do Mediamatic surge como uma alternativa para seguir a recomendação do governo holandês de manter medidas de precaução, que prevê 1,5 m de distância entre as pessoas. A procura tem sido grande, tanto que no site não há mais vagas até 27 de junho nos dois horários para o jantar: das 18h às 20h30 e das 20h30 às 23h. Vale dizer, no entanto, que as autoridades locais ainda não se manifestaram a respeito desse projeto.