Veja cinco paletas sugeridas pela marca norte-americana com a tonalidade que pautará o início da próxima década e os demais tons definidos por Suvinil, Coral e Eucatex

Casa reformada pelo estúdio americano White Arrow em tons de azul escuro. Aqui, a ambientação é complementada com paredes e sofá brancos, acabamentos em cobre e tapete cinza claro. Foto: Divulgação.

Se você é assíduo das redes sociais, já deve saber que a Pantone anunciou dois dias atrás o Classic Blue (19-4052), azul do céu do entardecer, que deve colorir os próximos lançamentos dos universos da moda, da beleza e do décor. O azul-escuro transmite paz e serenidade, duas sensações a serem conquistadas na nova década. “Vivemos em uma época na qual é preciso ter fé e confiança. Essas atitudes são expressas nesta cor sólida, que também estimula a concentração e favorece a comunicação”, afirmou a diretora executiva Leatrice Eiseman. Confira as combinações propostas pela marca norte-americana e as demais paletas apontadas pelas empresas de tintas, que divulgaram recentemente suas escolhas. Com essa nossa edição, ficará fácil decidir as tonalidades que vão tingir sua casa na próxima temporada.

Pantone

Azuis frios e tons quentes e suaves permeiam a Ponder (Ponderar). O conjunto de cores transmite sentimentos de tranquilidade, ideal aqueles que veem a casa como um espaço de meditação. A Snorkel é uma paleta divertida, para quem enxerga na casa um verdadeiro porto seguro. Das cinco criadas pela marca, é a combinação mais vibrante. Dourado, prateado e outros tons com acabamentos cintilantes formam a Desert twilight (Crepúsculo do deserto). A ideia é justamente remeter ao céu ao anoitecer, criando um cenário elegante e misterioso. Já a versatilidade de tons é a característica principal da Exotic tastes (Gostos exóticos). Temperos naturais, condimentos e comidas azuis foram inspiração para a gama de tons.

Suvinil

A marca elegeu o verde-azulado Mantra como aposta para 2020, com dois subtons: Horizonte e Contemplação. Os três refletem o desejo de evolução que parece pairar sobre o início da nova década. Foram criadas também três paletas: Repenso, uma combinação neutra para quem em tempos de excesso busca ponderar, neutralizar a encontrar um meio termo; seguindo a tendência do desapego e busca por experiências e sensações, a Adapto é cheia de personalidade, com tons vivos e marcantes que transformam a cor em um elemento arquitetônico; já a Equilíbrio trata as cores como fontes energéticas que trabalham em sintonia oposta, transmitindo calma, sossego e serenidade.

Coral

Praça no Inverno é a aposta da marca do grupo AkzoNobel para o próximo ano, que elaborou quatro paletas com a cor, inspiradas em diferentes estilos de casa e decoração. Cuidar é voltada para quem quer se reconectar consigo mesmo. Os tons suaves têm efeito calmante, criando uma atmosfera acolhedora para se conquistar um verdadeiro refúgio. O mix da Criar procura estimular a criatividade e a curiosidade, e é ideal para quem almeja um espaço inspirador. Pouco convencional, a combinação de claros e escuros se expressa por si só. Se você enxerga a casa como um espaço de alegria e divertimento, a Divertir é para você. Composta por tons escuros e claros, também estimula e desafia a imaginação. Já a Reconectar favorece a contemplação e a tranquilidade. Minimalista e com predomínio de cinzas suaves, é voltada para ambientes que estimulam pensar no propósito e ajudam a colocar os pensamentos em nova perspectiva.

Eucatex

Afeto, compreensão, doçura e prosperidade são traduzidos no rosa-claro Modernismo, eleita cor de 2020 pela empresa, que ainda preparou quatro paletas baseadas em diferentes tipos de consumidores. Natureza Exuberante foi pensada para aqueles que se preocupam com a sustentabilidade e valorizam a cultura regional. Misturam cores, elementos e referências sem medo, seja na ambientação da casa ou nas roupas. Como o nome já indica, o grupo Luzes na Cidade é voltado para quem tem o cosmopolitismo como estilo, mesmo quando se vive em cidades pequenas. Ideal para gente antenada, mas também apaixonada pelo estilo retrô. Beleza Nativa é voltada para quem gosta de uma decoração descomplicada, na qual a natureza e os materiais naturais ganham merecido destaque. A atmosfera é de casa de praia, repleta de luz solar. E, se concorda que menos é mais, Olhar Sutil é para você. Idealizada para quem tem olhar apurado para as artes, a arquitetura e o design, é capaz de criar composições elegantes que aliam diferentes estilos, do barroco ao grunge.