Pesquisamos as redes sociais e os sites estrangeiros para saber as novidades das estrelas da Semana de Design e onde eles estarão expondo seus produtos. Descobrimos também eventos imperdíveis!

Mais importante evento da indústria moveleira mundial, a Semana de Design de Milão aumenta a cada ano, trazendo expositores e visitantes dos cinco continentes. Para quem vai curtir a temporada de design na cidade italiana, preparamos esta lista de atrações. Ela ajudará a definir os melhores passeios sem perder tempo. Agora, se você não vai a Milão, mas deseja estar por dentro de tudo o que acontece por lá, então, esta lista também serve para você. 

Vídeo: Reprodução/Instagram

Se é para fazer mistério sobre os lançamentos da próxima semana, o uberdesigner francês Philippe Starck está tirando de letra essa missão. E ainda com bom humor e pitadas de ironia, o que lhe é peculiar.  Nas redes sociais, tem criado expectativa em seus seguidores. “A feira de Milão para mim é um desastre, porque eu posso ver o resultado dos meus sonhos, e eu nunca consigo ser tão bom quanto o que eu sonho. Eu vejo como eu fui preguiçoso, como fui desonesto… É por isso que eu sempre choro na feira de Milão”, brincou ele em um de seus stories no Instagram. A foto acima, também divulgada no stories do designer, bem revela o espírito brincalhão. Mas ao menos descobrimos algo sobre Mr. Starck: ele será o responsável por conceber a instalação “La Plus Belle” na loja da marca de luminárias Flos, localizada na Corso Monforte, 9.

Fotos: Reprodução/DesignBest e Instagram

Entre os lançamentos que serão apresentados pela Moroso está o sofá Heartbreaker, do designer dinamarquês Johannes Torpe. O nome da peça vem do desenho dos braços, que formam a metade de um coração. No Salão do Móvel, a marca italiana lançará ainda a poltrona Yumi, criação do escritório canadense Bendtsen Design Associates, e uma linha de cadeiras, também desenhada por Torpe.

No showroom, na via Pontaccio, 8, a coleção M’Afrique será revisitada em  instalação de Marco Viola. 

Foto: Divulgação

Entre as dezenas de novidades do alemão Sebastian Herkner no Salão do Móvel e no Fuori Salone, destacamos a extensão da coleção Mbrace para a Dedon, uma cadeira de área externa para a Emu e itens de iluminação para a alemã Pulpo e a empresa espanhola Vivia, que serão exibidos na Euroluce. A Thonet, para quem Herkner já desenhou no ano passado, também ganhará novos modelos de cadeiras assinadas por ele.

Foto: Divulgação

O estúdio Nendo, comandada por Oki Sato, prepara em parceria com a Daikin Industries a instalação “Breeze of light”, que tem o ar como tema principal. No Tenoha Milano, localizado na via Vigevano, 18.

Foto: Reprodução/Instagram

“O Salão é o Ano Novo do design.” Com essa frase divulgada nas redes sociais, o holandês Marcel Wanders  iniciou a retrospectiva das suas participações na Semana de Design. Este ano, além dos lançamentos para empresas como Lhadró, Louis Vuitton, Poliform, Natuzzi, Magis, ele fará uma homenagem a Alessandro Mendini, morto em fevereiro passado.

Wanders apresentará o “Mendini Cinema Tributo”, uma série de curtas-metragens, documentários e entrevistas em vídeo sobre o mestre italiano. A exibição acontece de 9 a 14 de abril, na Mediateca Santa Teresa, na via della Moscova, 28, em Brera, com entrada gratuita. No mesmo local, a Moooi mostra a nova coleção e cenário, “The Life Extraordinary”. 

Foto: Reprodução/Instagram

A italiana Cassina apresentará #TheCassinaPerspective, projeto desenvolvido pela diretora criativa da marca, Patricia Urquiola. Mais do que lançamento de produtos, o showroom pretende abrigar uma sucessão de experiências. A entrada será um paraíso para os instagrammers, com algumas paredes animadas por obras digitais e outras decoradas com obras de arte físicas em diálogo contínuo com o mobiliário e os acessórios, uma novidade da marca para este ano. Os revestimentos de carpete azul com linhas brancas encenam um efeito quase psicodélico. A ideia, segundo Patricia, foi contar como a Cassina vê o mundo: uma mistura de tradição com modernidade. Na via Durini, 16.

Foto: Reprodução/Instagram

Completando 70 anos, a Kartell faz uma contagem regressiva, relembrando suas sete décadas de design no Instagram. Com a Laufen, a empresa atualiza os produtos em sua flagship na Via Pontaccio, em Brera. Inspirando-se nos anos 1970, os produtos apresentam combinações de cores que estavam muito em voga naqueles anos e voltam ao mundo da moda e do design. A atmosfera faz referência a um tempo de animada fermentação cultural, de cores vivas e alegres, evitando, porém, os efeitos cromáticos mais chocantes.

Foto: Reprodução/Instagram

O designer Luca Nichetto criou para a Matter Made uma série de peças em murano que estarão expostas no showroom Spotti Milano. Na foto postada em sua rede social, é possível observar o acabamento dos produtos assinados pelo italiano. Ele também desenhou peças para a Moooi, Kristalia e mais oito empresas participantes do Salão do Móvel e do circuito externo à feira, chamado Fuori Salone. 

A Knoll celebra a Bauhaus em quatro diferentes momentos: um dedicado a Marcel Breuer, outro para Mies van der Rohe e Florence Knoll e um conjunto final dedicado ao legado da emblemática escola alemã. Na piazza Bertarelli, 2.

A curadora e galerista Rossana Orlandi apresenta a exposição “Ro Plastic-Master’s Pieces”, que mostrará arte e design feitos de plástico reciclado por artistas, designers e arquitetos. No pavilhão Railway do Museu de Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci.