Oito endereços em três cidades para encontrar de móveis a objetos e luminárias

Que a economia está longe de responder às expectativas, todo mundo sabe. Agora, é animador noticiar que há empresários driblando as adversidades e ampliando seus negócios. No texto a seguir, você confere algumas dessas recentes empreitadas. Há de fabricante inaugurando loja-conceito a marcas abrindo unidades em outros estados.

Itens na al. Gabriel Monteiro da Silva

Fundada há três anos, a Itens se define como uma marca de luminárias decorativas de design autoral. Ana Neute, Marcelo Caruso e a dupla do 80e8 são os designers responsáveis pelas principais coleções que já somam 100 itens. Com 40 revendas pelo país, a empresa conta agora com uma loja-conceito na al. Gabriel Monteiro da Silva, que inaugura oficialmente em 27 de maio.

“Queremos mostrar nossa identidade, nosso lightstyle”, brinca a empresária Mariana Amaral, diretora criativa da marca. Nessa proposta, a loja reúne também cerâmicas exclusivas de Heloisa Galvão, itens garimpados em comunidades de artesãos, cestos indígenas, cafés, chocolates e uma linha de aroma desenvolvida especialmente para a Itens. O showroom dispõe ainda de ambientação charmosa com mobiliário moderno e peças de alguns parceiros, como Empório Beraldin (cadeiras), By Kamy (tapetes), cortinas (Entreposto)  e Democrart (quadros). Há também um jardim planejado por Gilberto Elkis.

Para a estreia do espaço, as luminárias ganham cores especiais combinadas ao cobre, latão, níquel, alumínio e aço. “Nossos produtos se adaptam à vontade do cliente no que diz respeito a medidas, cores e acabamentos”, afirma Mariana.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.111, São Paulo, tel. (11) 3061-0627.  

Autoria Design em Santa Catarina

Há três anos Aristeu Pires abriu showroom em Canela, mesma cidade onde mantém sua fábrica de móveis. No fim de maio, ele inaugura outro espaço, dessa vez, em Itajaí, SC. Com 32 m², a Autoria Design oferecerá os objetos criados pelo designer e por parceiros, como Domingos Tótora, Guilherme Wentz, Inês Schertel, Pedro Petry, Susana Mota e alguns artistas populares. O espaço fica no recém-inaugurado Brava Mall.

 Rua Delfim Mário de Pádua Peixoto, 500, Praia Brava, Itajaí, SC.

Codex Home no Leblon

Especializada em almofadas, mantas e acessórios para a casa desde 2013, a paulistana Codex Home desembarca no Rio de Janeiro com um showroom na badalada rua Dias Ferreira. O catálogo dispõe de enorme variedade de cores, texturas, tecidos e acabamentos – são mais de 800 itens. Outro diferencial é a pronta-entrega para compor e repaginar os ambientes com rapidez. A marca tem ainda equipe disponível para atender às produções de arquitetos e designers de interiores.

Rua Dias Ferreira, 64, sl. 203, Leblon, Rio de Janeiro

Estudiobola em Moema

Com QG desde 2010 no Alto da Lapa em um galpão de uma antiga fábrica, a dupla do Estudiobola, Flavio Borsato e Mauricio Lamosa, estende sua atuação para a zona sul da capital paulistana, no bairro de Moema. “São Paulo tem distintos perfis de profissionais e clientes em diferentes regiões. Estamos maduros como empresa e esse crescimento é natural e necessário. Com mais pontos de venda, conseguimos maior fidelidade e aprimoramento na qualidade dos fornecedores”, considera Maurício. Além dos móveis e luminárias já consagrados do extenso portfólio criado pelos dois, a franquia traz os recentes lançamentos: estante Grid, sofá-cama Soft, mesa Concret, luminária Slim e cadeiras Gilda e Tata, ambas fabricadas na Itália.

Rua Gaivota, 1466, Moema, São Paulo, tel. (11) 3774-0192.

Indusparquet em Moema

O grupo de revestimentos de parede e piso de madeira, que detém as marcas Indusparquet e Masterpiso, inaugurou em abril a flagship. O espaço de 700m² foi dividido em diversos ambientes: recepção, showroom, área gourmet para cafés e almoços, auditório para palestras, sala de reuniões para arquitetos, varanda com jardim. A fachada da loja é revestida com Breeze Cumaru, sistema de fácil instalação que faz sucesso entre os profissionais.

Av. República do Líbano, 1685, Ibirapuera, São Paulo, tel. (11) 5052-0767.

Bemglô na Oscar Freire

Produtos sustentáveis feitos no Brasil. Com esse mote, a marca Bemglô, da atriz Gloria Pires, inaugura sua primeira loja física num espaço recheado de marcas e projetos com uma nova proposta de consumo: coletiva, consciente e sustentável. A Artiz faz parte do grupo, levando para o local sua importante seleção de artesanato brasileiro que dialoga entre tradição e inovação.

Rua Oscar Freire, 1105, Jardim Paulista, São Paulo, SP.

Pena Galeria nos Jardins

A proprietária Eva Pena Cal, filha do artista plástico Antoneto e da restauradora Emília Barreto, soma 19 anos de experiência no mercado de arte em Salvador e traz para capital paulista um mix de artistas do Nordeste e do Sudeste. Lançar nomes no mercado nacional e exaltar a boa arte regional brasileira também são objetivos de Eva nessa nova fase. Entre os artistas: Adrianne Gallinari, Alice Vinagre, Christian Cravo, Edineusa Bezerril, Mario Cravo Jr, Mário Tagnini, Menote, Mestre Didi e Zanini de Zanine.

R. Oscar Freire, 1 431, sala 303, Jardim Paulista, São Paulo, SP.

Espaço Colletivo + Casa Manual no Shopping Morumbi

A área de convivência de 1,8 mil m² explora elementos da cultura brasileira com arquitetura lúdica assinada pelo escritório Galeazzo Design. O projeto foi norteado pelo desafio de trazer a vertente do Mercado Manual, com sua tradição de cultura de rua e valorização do produto artesanal contemporâneo, para dentro do Morumbi Shopping. Inspirado em uma dança indígena de movimento espiralado, o designer criou um grande expositor construído de compensado e suportado por mais de 700 pés de bambu, coroado por 10 pétalas gigantescas sobrepostas entre si que representam um filtro dos sonhos. Nessa imponente estrutura, os visitantes encontram produtos diversos selecionados pela curadoria da Casa Manual.

Shopping Morumbi, avenida Roque Petroni Júnior, 1089, piso térreo, São Paulo.