A tradição de enfeitar a casa se estende para os espaços público com cenários luminosos em cidades de diferentes países

Cidades pelo mundo se transformam com decoração e clima natalino, como Amsterdã, na Holanda.

Seja em clima tropical ou sob baixas temperaturas, o Natal costuma modificar a paisagem urbana. Algumas cidades capricham nos cenários, levando muita gente às ruas e favorecendo os encontros. Em São Paulo, ônibus iluminados circulam pelas principais avenidas com mensagens de Boas Festas. Em Amsterdã, na Holanda, o destaque são as instalações de luzes pelos canais e, em Singapura, o grupo japonês TeamLab inventou uma árvore de lâmpadas de LED na qual é possível decorá-la por meio do celular. Veja essas e outras decorações que despertam a memória afetiva e o espírito de união.

A cidade de Amsterdã se transforma durante o Amsterdam Light Festival, que ocorre durante o inverno. Nesta edição, a sétima da história do evento, as ruas e canais do centro histórico da cidade recebem 30 instalações luminosas de diversos artistas. Para apreciar as obras, há três opções: a pé, de bicicleta ou por barcos alugados. Fotos: Divulgação.

A tradicional árvore do Rockefeller Center, em Nova Iorque, contou com um colaborador de peso: Daniel Libeskind. O arquiteto foi responsável pelo desenho da estrela no topo da atração. O ornamento é composto por 70 pontas que apontam em várias direções e leva ao todo 3 milhões de cristais Swarovski. Foto: Reprodução / Dezeen e Divulgação.

Os ônibus de Natal iluminados circulam novamente pelas ruas da capital paulista. Os motoristas também entram no clima natalino e trabalham vestidos de Papai Noel. Alguns dos veículos participam de uma carreata gratuita que tem como destino o Parque Ibirapuera, onde os paulistanos podem conferir a árvore com 43 metros. Foto: Divulgação.

Um dos mais tradicionais mercados de Natal da Alemanha ocorre em Frankfurt. Localizado em Römerberg, no centro antigo da cidade, duzentas barraquinhas de quitutes e peças de artesanato locais atraem visitantes de todos os países. A gigantesca árvore iluminada e o carrossel disputam a preferência das crianças. Foto: Tourismus+Congress GmbH Frankfurt am Main.

Famosos pelas exposições interativas, os japoneses do TeamLab criaram uma árvore feita com lâmpadas de LED, no Marina Bay Sands, um hotel de luxo em Singapura. Aberta em dezembro do ano passado, a instalação permanente ganhou uma nova temática para as festas de fim de ano. Por meio do celular e tecnologia Interactive 4D Vision, desenvolvida pelo coletivo, o visitante pode colocar ornamentos na árvore batizada Crystal Tree. Foto: Divulgação. 

Após dois anos de ausência, a Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul carioca, volta a abrigar a tradicional árvore flutuante. A estrutura tem 70 metros de altura e é iluminada por 900 lâmpadas de LED, que formam oito diferentes cenários iluminados. Foto: Michel Filho / Reprodução G1.

Quando a noite se anuncia, as principais avenidas de Vigo, no norte da Espanha, ganham luzes coloridas em fachadas de edifícios e instalações com motivos natalinos. A trilha sonora é Happy Christmas, de John Lennon.