Ferramenta facilita o trabalho de arquitetos e designers de interiores

Vamos decorar? A proposta é do Mobiliar, com plugin que conecta marcas de móveis e objetos a profissionais da área.

Tecnologia no trabalho é sempre bem-vinda, não é? Ainda mais quando nos ajuda a produzir de maneira objetiva e eficiente. Para arquitetos e decoradores, a boa notícia vem com o nome Mobiliar. A nova plataforma de decoração reúne um catálogo 3D com móveis e objetos de diversas empresas e conta ainda com uma ferramenta (plugin), que funciona dentro do sketchup, o software para projetos de interior usado pela maioria dos profissionais.

O plugin permite acelerar o processo de busca e seleção de móveis usando filtros, como dimensões, materiais, modelos e marcas. A grande vantagem é que os produtos, apresentados em três dimensões, podem ser baixados diretamente para o projeto no Sketchup. “A ferramenta contabiliza todos os produtos utilizados no projeto, preparando automaticamente uma lista para ser enviada ao cliente e permitindo contato com as lojas, virtuais ou não, para pedir os orçamentos”, conta Eduardo Cronemberger, idealizador do Mobiliar, que, depois de ser sócio de uma empresa de design de produtos por 10 anos, decidiu empreender em tecnologias de computação gráfica.

A plataforma foi testada, com sucesso, no fim de semana passado (10 e 11 de novembro) durante o último Archathon, workshop para profissionais da área cujo desafio era projetar um ambiente em um período limitado. Com apenas 12 horas para realizar o projeto de interior do escritório da fintech Pag!, em São Paulo, os 30 grupos de três integrantes conseguiram otimizar o tempo, escolhendo com facilidade os móveis e os objetos indicados para a maratona. “Em edições anteriores, os participantes tinham de consultar detalhes técnicos dos produtos em diversos sites e catálogos, depois procurar por modelos 3D em bibliotecas diversas ou, então, produzir esses modelos. Nessa edição, eles encontraram todas as informações no plugin dentro do próprio Sketchup”, afirma Eduardo.

O empresário pretende lançar ainda mais uma ferramenta: a que permite qualquer usuário visualizar no celular o móvel dentro de sua casa, usando a tecnologia de Realidade Aumentada. “O aplicativo mapeia o ambiente e simula a mobília virtual no espaço real. A Ikea tem um aplicativo parecido, mas o da Mobiliar não serve só a uma loja, mas a várias.” Conto aqui que eu testei antecipadamente essa novidade e fique surpresa com a simulação perfeita. Esse lançamento, porém, só está previsto para 2019 e, por enquanto, não há previsão de se cobrar os usuários pela “ajuda” tecnológica.

Fotos: Divulgação.

A plataforma virtual de decoração foi testada durante o evento do Archaton com 90 jovens profissionais. 

Pedir orçamentos aos fornecedores em um único clique e enviar a lista completa de móveis e objetos para o cliente são algumas das facilidades do plugin, lançado este mês.