Com inspiração na natureza mas usando tecnologia de ponta, modelos que brilharam na Euroluce e nos showrooms da cidade milanesa

De dois anos em dois anos, o Salão do Móvel organiza a Euroluce, feira de iluminação que reúne as mais importantes empresas do mundo nesse segmento. A marca italiana Flos levou uma multidão para ver as peças de seu estrelado time de designers: Nendo, Konstantin Grcic, Antonio Citterio, Patricia Urquiola, Piero Lissoni, entre outros. A Artemide também não deixou por menos e convidou Fernando e Humberto Campana para criar uma linha de luminárias que é pura brasilidade. Formas esculturais ganharam relevância em modelos de teto, mesa, piso e parede. Desses, elegemos as peças do divertido e talentoso alemão Ingo Maurer como nossas favoritas.

Fotos: Divulgação

O estúdio de design italiano Mandalaki desenvolveu uma nova versão do projeto Halo: a Halo Up. A inspiração para a cor projetada, um vermelho intenso, vem da maior estrela do nosso sistema solar, o Sol.

Fotos: Reprodução/Instagram

Os paulistas Fernando e Humberto Campana mostraram a Irupè durante a Euroluce. A luminária, com alma brasileira, foi lançada pela italiana Artemide e tem como inspiração a nossa vitória-régia, uma das maiores plantas aquáticas do mundo, encontrada no rio Amazonas.

Fotos: Reprodução/Instagram

Também na Euroluce, o alemão Ingo Maurer encantou com a linha Oops. As luminárias esculturais lembram um papel torcido e têm duas versões: uma que parte do teto, batizada Oopsalla, e outra menor, no modelo arandela.

Fotos: Santi Caleca

O alemão Konstantin Grcic criou a linha Noctambule para a Flos. Composta por luminárias de vidro soprado e iluminação de LED, a coleção traz pendentes e abajures de piso e de mesa de diferentes alturas.

Fotos: Reprodução/Instagram / Foscarini

O holandês Tord Boontje criou para a Foscarini o pendente Sun-Light of Love. A ideia foi desenvolver uma peça que lembrasse a luz do Sol, segundo declarou o designer baseado em Londres.

Fotos: Reprodução/Instagram

A milanesa Dimore criou 14 peças para a Dior. Luminárias, vasos, bandejas, e outros objetos foram desenvolvidos exclusivamente para a marca de luxo. Na foto, um dos vasos da linha Basket, que conta também com dois modelos circulares para serem fixados na parede.

Fotos: Divulgação

Comandado pelo japonês Oki Sato, o estúdio Nendo apresentou a linha Heco para a Flos. Uma curva intencional na peça faz com que a esfera iluminada pareça afundar na estrutura metálica. Como sempre, Nendo é minimalista, mas não dispensa a poesia e o humor.

Fotos: Reprodução/Instagram

A designer de produto e ilustradora Elena Salmistrato desenhou a coleção Miami para a Torremato com forte inspiração no art déco. A linha é composta por três pendentes coloridos.

Fotos: Reprodução/Instagram

Representando fases da lua, a luminária Aura, lançada pela Lasvit e desenvolvida em parceria com Mária Čulenová é o resultado de onze anos de pesquisas. Ela é composta por vidro e espelho, que refletem as luzes localizadas em pontos estratégicos da peça. Um luxo!

Leia também