Inês Schertel, Cris Bertolucci, Carlos Fortes, Marcelo Rosenbaum, Mauricio Arruda… as criações de quem projeta, pensando além da funcionalidade

Na nossa detalhada pesquisa sobre as novidades desta temporada, descobrimos uma série de luminárias autorais que mereciam destaque exclusivo. Assim nasceu esta matéria com novíssimos modelos de diferentes materiais para agradar de minimalistas a maximalistas.

O arquiteto Domingos Pascali cresceu admirando a coleção de relógios do pai. Sem perceber inicialmente, a familiar forma do círculo se materializou na luminária Duna, que ele assina com o sócio Sarkis Semerdjian para a empresa Lumini. E não é só no formato que o objeto luminoso remete aos relógios paternos: o tempo aparece representado na areia contida no invólucro. “A peça não é estática e lembra uma ampulheta. O usuário decide a intensidade do facho de luz conforme movimenta a areia, que funciona como dimmer”, esclarece Pascali. De 17 a 60 cm de diâmetro, feitas de acrílico e alumínio, elas podem ser usadas em mesas ou piso.

Endereço: al. Gabriel Monteiro da Silva, 1441, Jardim Paulistano.

Da união do arquiteto e lighting designer Carlos Fortes com a ceramista Alice Felzenszwalb, nasceu a coleção Oriente, composta por três linhas a serem lançadas na Dpot Objeto. A Balão, com dez luminárias, e a Lanterna, com seis, têm inspiração em memórias de infância. Já a Tagine, com seis exemplares, foi inspirada nas milenares panelas marroquinas. Com variações de formato e textura, são produzidas em barro ou porcelana branca. Para compor as peças, Fortes desenvolveu uma lâmpada especial utilizando a tecnologia LED.

Endereço: al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.250, Jardim Paulistano.

Juntas, Cris Bertolucci e Inês Schertel criaram LÃ-mpada, uma série exclusiva de luminárias decorativas na qual exploram a maciez da lã, técnica milenar empregada pela designer gaúcha, com a rigidez dos metais que caracterizam as peças de Cris. O resultado é um primoroso conjunto formado por pendentes e arandela.

Endereço: Rua Girassol, 125, Vila Madalena.

Luminárias criadas por Marcelo Rosenbaum e pelo trio do estúdio suíço Atelier Oï compõem a coleção Toca de Luz, da La Lampe. Os modelos foram confeccionados por artesãos de Várzea Queimada, no Piauí, com folhas da carnaúba, árvore típica da região. Rosenbaum se inspirou no universo de Salvador Dalí para desenvolver a família de ameboides Tocha, apoiadas em argolas ou forquilhas. Já os suíços Aurel Aebi, Armand Louis e Patrick Reymond assinam o pendente Banda, com raio cenográfico que remete ao luar do povoado.

Endereço: al. Gabriel Monteiro da Silva, 1258, Jardim América.

A diversidade botânica brasileira é o tema da coleção da Itens, com curadoria da diretora criativa da marca, Mariana Amaral, e do jornalista Marcelo Lima. Quatro estúdios do time da Itens – Ana Neute8e80Marcelo Caruso e Bruno de Carvalho – e os designers Lucas Lima e Murilo Weitz conceberam peças de materiais nobres, como metal, latão e vidro soprado. Há também um exemplar feito com cestos de palha. Nas fotos, a luminária Cogumelo, de Marcelo Caruso, e a Girassol, de Bruno de Carvalho, confeccionada de latão com a técnica de martelagem.

Endereço: al. Gabriel Monteiro da Silva, 1111, Jardim América.

Na coleção 2050, o arquiteto Mauricio Arruda revisitou o arquivo de moldes para repuxo de metal do acervo da fábrica da Bertolucci, próprios da estética das luminárias produzidas no final da década de 1960 no Brasil, marcada por formas geométricas. São oito modelos idealizados para piso, mesa, parede e teto, nos quais predomina o estilo “futurista-retrô”. A paleta vai dos tons pastel ao furta cor lilás, além dos básicos: preto, cinza e branco.

Endereço: r. Espártaco, 367, Vila Romana.

Os pendentes da cozinha e da sala de jantar do espaço da arquiteta Debora Aguiar na Casa Cor São Paulo 2019 serão oficialmente lançados pela Puntoluce com vitrine e ambientação da loja assinadas pela profissional.

Endereço: al. Gabriel Monteiro da Silva, 934, Jd. América.

A escultórica luminária La Festa dele Farfalle, criação do lighting designer alemão Ingo Maurer, é a estrela da FAS Iluminação no DW! 2019. Para expor a obra, uma instalação foi projetada pelo próprio Ingo Maurer e equipe, em uma experiência sensorial que faz alusão ao lançamento apresentado.

Endereço: al. Gabriel Monteiro da Silva, 413, Jardim Paulistano.