Fizemos um apanhado do que rolou recentemente no universo do design e da decoração

Fotos: Gui Morelli

O melhor do design internacional em Lisboa

Ahhhh, Lisboa! Não é de hoje que a capital portuguesa tem sido desejada por brasileiros e europeus não só como destino turístico, mas também como local para viver. Aproveitando essa boa fase do país, a QuartoSala abriu mais um ponto comercial na cidade, agora no sofisticado bairro Príncipe Real. O showroom reúne as melhores marcas internacionais de mobiliário e iluminação. “Numa cidade como Lisboa, que não pára de acolher cidadãos de todo o mundo, somos um destino para esse novo público: cosmopolita, informado e exigente”, afirma Pedro d’Orey, sócio fundador da empresa. Com 500 m², a loja exibe peças de grifes como Minotti, B&B Italia, Poliform, Knoll, Flexform, Porro, Zanotta, e as Editions Milano e Finn Juhl. ”Temos os melhores criadores, com forte acento no design italiano, mas passando também pela depuração do design escandinavo da Finn Juhl, ou pelo primor de execução do brasileiro Jader Almeida, sem esquecer do bom design nacional pelas mãos da Util”, diz Clemente Rosado, outro sócio no negócio. Na estreia, a nova QuartoSala apresenta ainda uma mostra com a edição limitada de fotos de arquitetura de Fernando Guerra, que registrou obras assinadas por Marcio Kogan, do Studio MK, Tiago Bernardes, do Bernardes Arquitetura, e Jacobsen Arquitetura.

Renovar aos 50 anos

A Clami entre no cinquentenário de vida querendo exibir boa forma e frescor. A empresa de venda de móveis começou a atualização pelo showroom no D&D Shopping, em São Paulo, que mudou para um espaço mais amplo e arejado no térreo do complexo comercial. Móveis de design brasileiro ocupam 80% do portfólio com peças assinadas por Jader Almeida, Carlos Alexandre, Leandro Garcia, Ronald Sasson, Marcelo Ligieri, entre outros. A loja na Teodoro Sampaio, a maior da rede, também ganhará novo visual.

Fotos: Divulgação e Reprodução/Instagram

Plantas e afins

Em um projeto que envolve botânica, arte, literatura e gastronomia, nasce a Galeria Botânica, idealizada pela cenógrafa e designer floral Gabriela Nora em parceria com a economista e galerista Fabiana Guisande. Com 120 m² e dividido em quatro ambientes, o espaço, em Pinheiros (r. Lisboa, 550), oferecerá: produtos personalizados, como arranjos florais, plantas e outros presentes; cenografia para eventos; e será palco de exposições de arte e apresentações. O endereço abrigará ainda um café, uma biblioteca botânica, com mais de 300 livros, e um co-working para floristas, oferecendo formação e informação para profissionais ou pessoas interessadas. O ateliê compartilhado será dedicado à realização de cursos, palestras, workshops, bate-papos, consultorias, além da disponibilidade para locação de bancadas e infraestrutura para floristas que desejem realizar produções de seus trabalhos.

Fotos: Reprodução/Instagram

Móveis e objetos de autoria pernambucana

Desenhando mobília há alguns anos para familiares e amigos, a designer pernambucana Renata Távora Brennand sentiu necessidade de abrir o próprio showroom, o Studio Massa. Radicada em São Paulo, ela escolheu o bairro de Moema (rua Canário, 1020) para expor seus móveis e objetos cheios de identidade. A bandeja Orelhas e a versátil mesa Penca fazem sucesso entre a clientela. Apreciadora de arte regional, Renata traz também para o espaço esculturas de artesãos nordestinos, como Cida Lima, Aberaldo, Adriana de Capela, Bento Sumé, Luís benecio e Neguinha.

Fotos: Divulgação

Fornasetti para colecionar

O universo onírico do italiano Piero Fornasetti chega a Marché Art de Vie, loja na al. Gabriel Monteiro da Silva, com a coleção Peccato Originale. São móveis, vasos, bandejas, almofadas, cinzeiros, xícaras e outros objetos colecionáveis decorados com as divertidas e ousadas estampas desse ícone do design e de seu filho, Barnaba Fornasetti, que comanda o ateliê deixado pelo pai, produzindo ainda hoje os itens decorativos, incluindo as famosas cerâmicas.

Fotos: Divulgação

Artesanato e arte popular

A galeria sergipana M Depósito de Arte, especializada em arte popular brasileira, conta agora com filial em São Paulo, a Nossa Casa (r. Itapirapuã, 240, Jardim América). Entre as obras trazidas pelo galerista Marco Marcelo, estão: Véio, Beto Pezão, Jan Araújo, Aberaldo, João Santana, David Magalhães, Marcos de Nuca, Nenê Cavalcanti, Chico Freitas, Salvinho e Cícero. O atendimento deve ser agendado pelo tel. (79) 98808-9888.

Fotos: Divulgação

Made in Piauí

Inspirada nas paisagens e contrastes da região do Piauí, Janelas do Sertão traz peças de Sergio J. Matos, Flavio Franco, Evangelina Guerra e Plataforma4 – esse último estúdio, composto pelas designers Amélia Tarozzo, Camila Fix, Flávia Pagotti e Rejane Carvalho, assina a curadoria do projeto idealizado pela Azzurra Móveis, com fábrica e showroom em Teresina. O ponto de partida para a concepção dos produtos veio das imagens contidas no livro Piauí – Sertão Rio Mar, do fotógrafo Valdeci Ribeiro. As linhas são compostas por 15 itens e serão lançadas na próxima semana na capital piauiense.

Fotos: Reprodução/Instagram

Semana Criativa de Tirandentes

O evento realizado pela terceira vez na cidade mineira foi um sucesso e reuniu gente de diferentes partes do país em torno do artesanato e do design. Uma das mais belas linhas dessa edição foram as luminárias de tamanhos generosos do Estudio Trindade sob a orientação da arquiteta Yáscara Jaeger.