Marca carioca é reconhecida por sua boa seleção de livros e pela charmosa arquitetura de interiores assinada por Bel Lobo e Bob Neri

Espaço em Pinheiros terá design contemporâneo, mais alinhado ao das pop-ups criadas para a Bienal do que o das lojas do Rio.

A livraria mais conhecida do Rio de Janeiro, a Travessa, com nove lojas físicas, sendo sete na capital fluminense, aportará no início do ano que vem no bairro de Pinheiros, em São Paulo – a marca já tem um ponto de venda no Instituto Moreira Salles, na Avenida Paulista. “Será uma loja pequena, de dois pisos, com design de interiores mais contemporâneo do que as do Rio, mas sem perder o acolhimento”, afirma a arquiteta carioca Bel Lobo, que fará parceria com o paulista Mauro Munhoz nesse projeto.

Bel Lobo e o sócio Bob Neri, aliás, são os responsáveis pelos projetos de interiores da livraria desde 1996, quando ela foi inaugurada na Visconde de Pirajá, 462, em Ipanema. “Imprimimos um ar inglês com madeira escura, buscando uma ambientação mais tradicional, com molduras e iluminação cênica”, conta ela.

Neste sábado (1º de dezembro), Bel e Bob viajam para Lisboa a fim de visitarem o espaço na loja Pau-Brasil, que abrigará a Travessa em terras portuguesas. O casarão tombado, no bairro Príncipe Real, concentra várias marcas brasileiras de moda, beleza e decoração e desocupará o térreo para a nova empreitada. “Acolhimento e bons livreiros.  É disso que uma boa livraria precisa”, garante Bel, dona do negócio com mais oito sócios, entre eles, Rui Campos e Roberto Guedes, seus fundadores em 1986. Muito bom saber que, no caminho contrário das grandes empresas de livros, a Travessa está expandindo os negócios além do seu território original.

Veja abaixo a interessante entrevista de Rui Campos para a Associação Estadual de Livrarias do Rio de Janeiro em outubro do ano passado:

http://www.aelrj.org.br/website2010/index.php?option=com_content&view=article&id=254:rui-campos-livraria-da-travessa&catid=8:livreiros-do-rio&Itemid=15 

A loja no Barra Shopping é formada por dois andares, com o segundo em formato de mezanino.

Estilo cozy propicia a leitura na unidade do Barra Shopping, no Rio de Janeiro.

Travessa do Shopping Leblon, mais um projeto do escritório Bel Lobo e Bob Neri Arquitetura. 

Livraria da Travessa montada temporariamente no Pavilhão Bienal, em 2011, em São Paulo. 

Leia também