Com massa de gelo, a artista e designer propõe reflexão sobre a efemeridade da condição humana

A designer Jacqueline Terpins inova ao criar uma instalação de grandes proporções, que será montada no terceiro piso do Pavilhão Bienal, onde está localizado o setor de Design da feira. Em entrevista, ela conta sobre o projeto e também dos lançamentos de mobiliário e objetos de vidro de estética minimalista.

Como será a instalação que você está preparando para a SP-Arte?

A instalação Tempo é uma massa de gelo de grandes proporções, apoiada sobre uma delicada estrutura de ferro. O gelo lentamente derrete, gotejando por um único ponto central. Essa água é represada em uma contenção que abriga aos poucos a criação de um espelho d’água. A finitude da obra e o reflexo do espectador na água convidam a um encontro com nossa fragilidade e efêmera condição.

O que a motivou a preparar esse projeto?

Tenho uma relação intrínseca com os extremos de temperatura e como eles modificam os materiais. Meu trabalho costuma trazer a memória dessa relação registrada em sua forma. Esse trabalho em gelo que não permanece, propõe-se a ser uma representação dessa constante transformação pela qual tudo passa, o homem, os animais, as plantas, mesmo os objetos inanimados. Como em um instinto de sobrevivência, o ser humano tende a deixar de lado e não olhar com atenção para sua própria finitude. No entanto, ela está aí, presente. O tempo é o nosso norte, a nossa referência. O aspecto efêmero deste trabalho é a sua essência.

E haverá também lançamentos de produtos?

Sim, o sofá e a poltrona Flap de imbuia e camurça, a mesa de centro D’Água feita de sucupira, o aparador em balanço U, o carrinho Bar, além do conjunto de vasos Tuiuiú, e a luminária Papiro em Corian translúcido, entre outras novidades.

Qual a importância de feiras como essa para os designers brasileiros?

É muito importante termos um espaço que organiza o calendário dos designers. A SP-Arte tornou-se referência para lançamentos deste segmento, gera visibilidade nacional e internacional e é uma excelente oportunidade de contato e troca direta com o público.