De quarto submerso nas Ilhas Maldivas a casa assinada por Zanine Caldas, no Rio de Janeiro, escolhemos treze hospedagens que valem por toda a viagem

Selecionamos hospedagens em que apenas a paisagem e a arquitetura propiciariam férias inesquecíveis. 

Depois do recente anúncio de que a rede Belmond, dona do Copacabana Palace e de mais 24 hotéis, deve ser adquirida pelo grupo francês Louis Vuitton, deu vontade de conhecer algumas das outras unidades desse complexo turístico de luxo. E não só! Nossa pesquisa nos levou também a hotéis em que a arquitetura e a paisagem contribuem para classificá-los como paradisíacos. Dois deles foram inaugurados neste ano.

Em Rangali, nas Ilhas Maldivas, a novidade é o bangalô Muraka. O nome não poderia ser mais apropriado, significa “coral” no idioma local, o dhivehi, e faz jus à localização da construção: no meio de um conjunto de corais no Oceano Índico. O edifício com dois pisos abriga academia, bar, uma piscina de borda infinita e um deque de relaxamento sobre mar verde-esmeralda. A cereja do bolo, porém, fica por conta do quarto e do banheiro submersos que propiciam visão exclusiva da vida marítima local. O lugar faz parte do complexo Conrad Maldives Rangali Island e foi inaugurado em novembro. Fotos: Justin Nicholas / Reprodução designboom.

No Olea Resort & Spa, na ilha de Zakynthos, na Grécia, a piscina de 4 mil m², com aparência de lago, é o ponto central para a arquitetura desprovida de adornos. O escritório Block 722, baseado em Atenas e Estocolmo, idealizou espaços que se integram ao exterior, restringindo ao máximo as barreiras físicas. A construção se apropriou também das várias oliveiras que já existiam no terreno. Fotos: Claus Brechenmacher-Reiner Baumann Photography e Nikos Kontostavlakis.

Entre a vegetação da Riviera Maya e o mar do Caribe, está o Habitas Tulum, no México. Situado em uma área de praia privativa, o hotel tem 32 acomodações, parte delas com vista para o mar. Os quartos são construídos com técnicas indígenas e exibem tetos de palha seca e panos claros revestindo paredes. A área do chuveiro, sem cobertura, deixa à vista o céu de Tulum. Fotos: Divulgação e Adrian Gaut / Reprodução Dezeen.

Nas Ilhas Maurício, na África Oriental, o Hotel Salt of Palmar, com design da artista Camille Walala e da diretora de arte Julia Jomaa, sobressai pela vibrante paleta de cores inspirada na paisagem. As listras em preto e branco, tradicionais do trabalho de Camille, se misturam ao azul, inspirado no mar, ao amarelo que remete ao sol, e ao pêssego da fachada, uma homenagem ao tom das casas da região. Fotos: Tekla Evelina Severin / Reprodução Dezeen.

O Cliffside, na encosta da praia de Joatinga, no Rio de Janeiro, é uma ótima pedida para quem prefere curtir a atmosfera de casa mesmo estando fora dela. A construção, de 1968, é assinada por Zanine Caldas, que viveu nela por alguns anos. Considerada uma escultura arquitetônica, funciona como Guest House, podendo ter seus quartos alugados em sites de hospedagens. Fotos: André Nazareth.

De frente para a praia de Copacabana, o Hotel Emiliano contém 90 apartamentos. Projeto do arquiteto Arthur Casas, o prédio privilegia a luz natural e tem, na cobertura, uma piscina de borda infinita com vista da orla, que vai do Leme ao Forte de Copacabana. A fachada, com cobogós desenhados pelo arquiteto, chama a atenção de quem passa pela avenida Atlântica. Fotos: Divulgação.

Na costa de Alagoas, em Barra de São Miguel, fica o Kenoa – Exclusive Beach Spa & Resort. Com desenho do arquiteto alagoano Osvaldo Tenório, a construção se estende entre o verde da Mata Atlântica e o azul do oceano. Pedras inhame, típicas da região, revestem a fachada. O mobiliário tem assinatura de Tenório, que privilegiou materiais naturais e de procedência local. Fotos: Divulgação.

O Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, ao norte de Santa Catarina, conta com 25 bangalôs de frente ao mar da Costa Esmeralda. O complexo integra a arquitetura à natureza da região. Fotos: Divulgação.

Da rede Belmond, que pertencerá à holding francesa Louis Vuitton, escolhemos, dos 25 hotéis, nossos cinco favoritos. São eles: Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, Belmond Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu, Splendido, em Portofino, na Riviera italiana, Maroma Resort e Spa, no México, e Reid’s Palace, na Ilha da Madeira. Fotos: Divulgação.