Coifa silenciosa, torneira acionada por um único toque, chuveiro portátil. Veja nossa seleção de produtos do principal evento da construção na América Latina

De 3 a 6 de março, a Expo Revestir exibiu milhares de lançamentos de quatrocentos expositores. Fizemos uma seleção cuidadosa de produtos que aliam design e tecnologia para promover o bem-estar físico e visual em nossas casas. Assista também aos vídeos nos quais arquitetos e designers de interiores comentaram sobre as novidades da feira.

Piso contra bactérias

Voltada para espaços que necessitam de revestimentos de alta performance, como restaurantes, hospitais e cozinhas industriais, a linha técnica da Atlas tem baixa absorção de água, facilidade de limpeza e manutenção, resistência a mudanças de temperatura e baixo índice de proliferação de bactérias – alcançado por meio dos produtos usados nos processos de fabricação e na queima do revestimento. São vários formatos: 12 x 24 cm, 30 x 30 cm, hexagonal 11 cm e rodapé 10 x 30 cm.

Acionamentos inteligentes

Entre os produtos apresentados na Casa Cor São Paulo de 2019 criados por Ricardo Bello Dias, a Deca colocou dois em produção: as torneiras Orion e Orbe. Essa última é composta de uma esfera acoplada, na qual basta um leve toque – seja da mão ou do cotovelo – para acionar a água. Nessas peças, a empresa mostrou ainda a linha Metal Tattoo, de desenhos gravados por um braço robótico, que imitam tatuagens, assinados também pelo arquiteto pernambucano. Personalizar foi uma das tendências identificadas por nós na feira. As padronagens, sob encomenda, estão disponíveis para as coleções Unic, LK, DK e Dream. A marca lançou também o Filtro Twin Click, para cozinha, com saída de água filtrada e não filtrada, e com dois acionamentos, sendo que um pode ser feito com o cotovelo uma vez que as mãos estiverem ocupadas. Há ainda um vaso sanitário com acionamento de tampa e assento por controle remoto ou pela aproximação de um dos pés na base da bacia.

Proteção solar para o clima nacional

Especializada na fabricação de vidros, a Cebrace lança uma nova linha para fachadas, a Cool Lite BRZ. Desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro, traz uma tecnologia de proteção solar, que reduz a entrada de calor sem bloquear a entrada de luz natural, colaborando também na economia de energia. Mais voltada para edifícios comerciais, está disponível na tonalidade bronze.

Portabilidade

Uma das peças criadas pela Play Arquitetura para a Docol é o chuveiro Toró. Composto por uma ducha e uma base de cimento, pode ser transportado na área externa e colocado em qualquer lugar, sem a necessidade de um ponto de água, já que pode ser conectado a uma mangueira de jardim. O produto possui ainda porta-toalhas e botão de acionamento integrados.

Eletrodoméstico multifunção

O modelo Montreal, da Debaccoalia as funcionalidades de um microondas e de um forno em uma peça de embutir. O grande diferencial é o isolamento térmico, feito através de portas de vidro duplo ou triplo, que evita a evasão de calor para a área externa do aparelho. Acionamento digital, turbo aquecimento e convecção (sistema de circulação de ar na parte interna que evita a mistura de cheiros e sabores) são algumas das funções do produto.

Conforto para os ouvidos

Tramontina inovou com três novas coifas durante a feira: Dritta 90 Split (para parede), Dritta Isla 90 Split (para ilha) e Incasso 75 Split (para embutir). A inovação está no motor, que pode ser instalado a até 6 metros do aparelho – em ambientes internos, reduzindo em até 71% o barulho quando ligado. Ambientações de Paola Cury (foto1) e Marília Zimmermann (foto2).

O artesanal que aquece

Outro revestimento que chamou a atenção foi a coleção Artesania, assinada por Pedro Franco para a Portinari, que será lançada oficialmente no próximo Salão do Móvel de Milão. Produzido graças a união do artesão, do designer e da indústria, o desenho floral das peças é inspirado nos bordados ponto-cruz e foi aplicado em diferentes padrões e relevos, possibilitando a personalização de paginação.

A arquitetura vernacular – que usa materiais e conhecimentos locais – é a inspiração da Castelatto para as peças de concreto Adobe. A marca revisita a técnica na qual o revestimento é produzido de maneira artesanal, uma a uma, a partir de terra crua, palhas e fibras naturais. Disponível em três cores: barbante, terracota e sertão, nos formatos 7,5 x 30 cm e 15 x 45 cm. 

Desenvolvido por Marcelo Rosenbaum, a partir do Instituto A Gente Transforma, em parceria com o designer Rodrigo Ambrosio, o cobogó Sururu de Mundaú tem as cascas do molusco como matéria-prima principal. A iniciativa faz parte do projeto Maceió Mais Inclusiva por meio de Economia Circular, idealizado pelo BID Lab e IABS com o apoio da Prefeitura de Maceió. Apresentado em primeira mão pela Pointer na Expo Revestir, o produto será lançado ao longo deste ano. 

Veja também o que os profissionais que visitaram pela Expo Revestir elegeram como seus favoritos, além de um vídeo com João Armentano, no qual o arquiteto apresenta sua nova linha de cubas produzidas pela Roca.