Importantes nomes da arquitetura e do design brasileiros assinam produtos para grandes marcas. Antecipamos as novidades!

Está chegando a fashion week da construção e, por lá, desfilam nomes como Arthur Casas, Vivian Coser, Rodrigo Ohtake, Zanini de Zanine, Léo Shehtman e Jaime Lerner – profissionais que assinam produtos e estandes. Mais de 200 expositores apresentam seus portfólios no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A feira, em sua 18ª edição, acontece de terça (10) a sexta (13), sendo os dois primeiros dias voltados para negócios e networking e os últimos para tendências e conteúdos, com a realização do Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Construção (FIAC). Na quinta (12), Dia do Design, a palestra mais concorrida é a do holandês Edward Van Vliet. Na sexta (13), Dia do Arquiteto, um grupo de sete mulheres se reúne para debater o espaço das profissionais no mercado de trabalho e na sociedade. 

Solarium Revestimentos

Três arquitetos assinam os novos produtos da marca. Arthur Casas criou a linha Braille, composta por peças de três alturas diferentes, possibilitando encaixes e texturas diversas. A linha Arco, de Rodrigo Ohtake, é composta por cobogós sem frente e verso definidos. Já a Morris, da capixaba Vivian Coser, é inspirada na arquitetura de Carlo Scarpa e nas obras da artista americana Sarah Morris.

Portinari

Participante desde a primeira edição da Expo Revestir, a marca apresenta neste ano mood boards com três novas cores de revestimentos: Soft Rose, rosa que provoca uma aura de romance, ideal para espaços delicados; Calming Blue, um azul que traz paz e serenidade aos ambientes; e Fresh Green, verde que remete à natureza e à vida. É novidade também a coleção Nuances da Natureza, assinada pela arquiteta Juliana Medeiros e inspirada no livro Poemas de Portinari

Portobello 

O designer de joias Antonio Bernardo criou a coleção Atmosfera, composta por três painéis (60 x 60 cm) que combinam porcelanato e metal. Ovni traz formas metalizadas e cromáticas esculpidas na superfície. Inspirado no nosso satélite, Lua exibe esferas que recebem metal em forma alternada. Já Eclipse representa uma das fases lunares, com relevo de metal. Faz também parte da coleção cinco revestimentos menores, nas medidas 30 x 30 cm e 30 x 90 cm: Aura, Espaço, Ar, Tempo e Espectro.

Celite

Sob o tema “Meu banheiro, minhas regras”, a empresa mostra louças e metais. Um dos destaques é a linha Acesso, com torneiras para PCD (pessoas com deficiência). Com volante mais longo e de fácil abertura, o item está disponível nas versões alta e de parede.

Roca 

Apostando nos grandes formatos, a marca apresenta, na Expo Revestir, modelos que remetem a outros materiais. A linha Fire (120 x 250 cm) traz no porcelanato o desgaste natural, imitando o enferrujado característico do aço corten. Iron (100 x 200 cm) tem a aparência do aço em tom grafite, com leves marcas de oxidação, disponível nos acabamentos micro crystal e soft touch. Inspirada no mármore Ônix, Atha (120 x 120 cm) também possui duas versões: polida e soft touch.

Adamá

A empresa sorocabana faz sua estreia na Expo Revestir. Ela apresenta seu catálogo, com ladrilhos hidráulicos de espessura extrafina, de apenas 11 mm, assinados pelo arquiteto Edan Shoher, diretor criativo da marca, e revestimentos cimentícios para área externa, indicados para rampas, garagens e calçadas.

Pormade

Maior fabricante de portas do país, a marca retoma a parceria com Léo Shehtman e apresenta oito novos modelos. Albanizada e Ebanizada têm seu desenho inspirado na madeira; Nero segue a tendência monocromática, com fundo preto e veios brancos; Carrara remete ao acabamento do mármore; Papel, disponível nas cores branca e preta, imita um papel amassado; e Couro tem o material homônimo como acabamento.

Eliane

Em comemoração aos 60 anos da marca, Zanini de Zanine assina a coleção Studio Zanini. A partir da observação de geometrias e texturas das artes plásticas e populares e de um projeto de Zanine Caldas do final da década de 1970, o designer carioca concebeu o porcelanato esmaltado Matriz (90 x 90 cm), os azulejos Bloco (15 x 15 cm), Esfera (15 x 15 cm), Prancha (15 x 15 cm), Capitonê (15 x 45 cm) e o azulejo artístico Cone (45 x 45 cm).

Duratex

Elementos naturais são inspiração para a coleção Essência. O painel Arenito, da linha Conceito, agrega o catálogo de pedras. Mineral, da linha Singular, explora a combinação do cimentício com filetes dourados. Na linha Design, o Brise é novidade, desenvolvido a partir de uma parceria entre arquitetos e marceneiros para assemelhar à textura ripada.

Biancogres

As tendências de Milão e Bolonha direcionaram os novos produtos, no formato 90 x 90 cm. O cimentício Metropoli, com fundo destonalizado e enriquecido por pequenos seixos, compõe a linha, que tem peças com espessura de 8 mm em versões polidas e acetinadas.

Michelangelo Mármores do Brasil

Jaime Lerner e sua sócia, a arquiteta Samira Barakat, assinam o estande da empresa. Por lá, eles apresentam pela primeira vez peças assinadas produzidas em mármores para sua nova marca, a Jaime Lerner Design.

Gauss

O arquiteto Rafael Zalc criou o revestimento Quadra, inspirado no design de Athos Bulcão. A peça vem para complementar o Brick, carro chefe da marca, e criar diferentes composições.

Veja a lista completa de expositores e o mapa da feira para programar a sua visita em https://www.exporevestir.com.br/