Gabriel Monteiro da Silva terá de intervenções artísticas na rua a abertura de loja italiana com 14 marcas premium

Na semana da Expo Revestir, a programação do segmento da construção vai além dos limites do Transamérica Expo Center, onde ocorre a feira. Na al. Gabriel Monteiro da Silva, a Idalia Italian Design chega chamando a atenção. Seu showroom de 500 m² – projeto da capixaba Vivian Coser e paisagismo de Alex Hanazaki – reúne 14 fornecedores italianos de revestimentos, itens para banheiro, portas e tintas. Já a Neobambu prepara uma impactante instalação do artista Eduardo Srur na frente da loja.

Idalia Italian Design

A loja conceito faz parte do grupo Centroedile, conglomerado que atua há 40 anos na região da Lombardia com lojas integradas em mais de 100 pontos de venda. A seleção de fabricantes é composta por Fondovalle e Mutina (revestimentos cerâmicos), Simas (louças), Fantini (metais para banho), Vismaravetro (cabines e box para banho), Res e Scrigno (portas e sistemas), Errelab (resinas), Ceboscolor (tintas e pinturas especiais), Casabath, Rexa e Novello (mobiliário de banho), Brandoni (aquecedores de parede) e Bertocci (acessórios).

Nas coleções, há produtos assinados por estrelas do design internacional, como Patricia UrquiolaErwan e Ronan Bouroullec e Konstantin Grcic. Para a abertura do showroom, no número 1998 da Gabriel, na próxima quarta-feira (11), a empresa traz o artista multimídia italiano Franz Cerami (imagem abaixo), que prepara um vídeo com projeções de imagens renascentistas sobre edifícios e monumentos representativos da cultura italiana na cidade de São Paulo. Estarão expostas também dez obras digitais de Franz.

NPK Lab

Outra novidade, na mesma alameda, é o espaço NPK Lab no showroom da NPK, especializada em revestimentos de pedras naturais. São quatro ambientes assinados pelos arquitetos Rogerio ShinagawaAlessandra Benotti e Luciana GodoGabriel De Lucca e o escritório Voa Arquitetura. Com essa iniciativa, a empresa pretende abrir espaço para profissionais mostrarem as novidades da marca com o produto aplicado.

A NPK apresenta ainda sua nova linha de superfícies em parceria com a conceituada indústria italiana Atlas Plan. São revestimentos altamente resistentes às manchas e calor para áreas gourmets, cozinhas, bancadas e áreas externas. O material conta com estabilidade químico-física, que oferece proteção também aos agentes químicos, não estando sujeito à alteração de cor.

Neobambu

Em parceria com o artista visual Eduardo Srur, reconhecido por utilizar do espaço público para chamar a atenção para questões ambientais e do cotidiano nas metrópoles, a Neobambu instala em frente de sua loja, na al. Gabriel Monteiro da Silva, uma obra provocativa sobre o desmatamento. Composta por um tronco de árvore de duas toneladas, motosserras e resina vermelha, a instalação simboliza o “assassinato” de uma árvore, intitulada IBYRÁ UGUY, que em tupi-guarani significa Árvore que Sangra.

A árvore utilizada na obra foi retirada de uma residência por apresentar risco ao imóvel, vistoriada e laudada pela empresa Gobbi Tecnologia Ambiental. A autorização da retirada ocorreu junto à subprefeitura do Butantã.“Penso que será a obra mais violenta que concebi, pois diz muito sobre o momento atual. O Brasil, que leva uma árvore no próprio nome, não merece esta grandeza. Nós, brasileiros, estamos omissos à destruição de nossas riquezas naturais”, afirma Srur, que convidou o fotógrafo de natureza Araquém Alcântara para participar da ativação com uma de suas obras mais recentes, a “Pós-queimada da rodovia Transamérica”, trabalho feito em Altamira, Pará em 2010.

No interior do showroom, será possível ainda conhecer os lançamentos da marca que investe em material renovável como madeira certificada de manejo florestal e reflorestamento desde 2006, quando foi fundada.

Archtrends

Portobello promove a terceira e maior edição do fórum de conteúdo Archtrends Summit, em 9 e 10 de março, com palestras de Paulo Mendes da Rocha, Jader Almeida, Oskar Metsavaht, Antonio Bernardo, Guilherme Wentz e Alexandre Allard. O evento, dessa vez aberto ao público mediante inscrição, acontece no Um Rooftop, novo espaço assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake, na av. Morumbi, 1.

Veja a programação:

09/03

das 13h30 às 18h15

Paulo Mendes da Rocha, Naná Mendes da Rocha, Alexandre Allard, Ruy Ohtake, Jader Almeida e Antonio Bernardo.

10/03

das 9h às 12h

Guilherme Wentz, Patricia Pomerantzeff (Doma Arquitetura) e Carlos Ferreirinha

das 13h30 às 18h15

Marcelo Rosenbaum, Itamácio dos Santos, Rodrigo Ambrosio, Christiane Ferreira, Nina Almeida Braga (Instituto-e), Oskar Metsavaht.

Informações em: www.portobello.com.br/archtrends-summit