Principal evento da indústria da construção, a feira mostrou diversos produtos assinados por arquitetos e designers

Na Expo Revestir 2019, realizada de 12 a 15 de março, a Docol trouxe como principal novidade os metais sanitários criados por um grupo seleto de colaboradores: irmãos CampanaTriptyqueGui Mattos e Ângelo Bucci. A empresa lançou ainda a DocolPronto, torneira que oferece água gasosa entre outras opções. No mesmo segmento, a Roca apresentou modelos de cubas desenhados pela arquiteta Fernanda Marques e a Deca, acrescentou modelos de cuba assinadas com itens de Arthur Casas e Osvaldo Tenório. Na indústria de cerâmica, o granilite, os porcelanatos estampados e a customização estão em alta. Veja o mais chamou nossa atenção na feira que reuniu 240 expositores de diferentes regiões do país.

Fernando e Humberto Campana conceberam, para a Docol, a linhaConexões Espontâneas, inspirada nas adaptações hidráulicas improvisadas. São dois modelos de bica de desenho curvado, para mesa e parede. Disponíveis em quatro acabamentos: níquel, cobre, ouro e grafite, cada item traz uma textura exclusiva, produzida artesanalmente na indústria. O Triptyque, conceituado escritório de arquitetura franco-brasileiro, desenhou o misturador monocomando Bold, que com seu formato mais robusto brinca com o significado da palavra em inglês. Já Gui Mattos projetou a Docolgiro: bica e volante num bloco único que se revela torneira quando destacada da peça. O paulista Ângelo Bucci, fundador do SPBR arquitetos, criou dois modelos para a marca: uma bica com duas saídas, uma alta e outra na altura do ombro, remetendo aos banhos de mangueira, e um misturador para lavatório. A marca surpreendeu ainda com a DocolPronto, um sistema automatizado que oferece seis tipos de água em uma única torneira: comum nas temperaturas fria, quente e misturada, e purificada a 3ºC, 98ºC e gelada com gás.

Cubas de desenho autoral

O catarinense Jader Almeida criou para a Portobello a linha Sonatta, composta por cubas de porcelanato para banheiro ou lavabo. A customização do produto não se dá apenas por conta do material, mas pela linha de apoios que o acompanha, de madeira, metal ou vidro.

Roca convidou a arquiteta Fernanda Marques para idealizar sua nova linha de cubas de apoio. Produzida em três diferentes tamanhos, as peças com bordas arredondadas esbanjam cores, entre elas, uma versão com a área de bancada branca e o interior em tons neon.

Já a Deca, apresentou três protótipos assinados: Arthur Casas idealizou uma cuba para banheiro, e outra de metal para a cozinha, ambas desenvolvidas para seu espaço na Casa Cor São Paulo 2018; já o pernambucano Osvaldo Tenório desenhou uma cuba circular cheia sinuosidade, na cor verde-escura .

Granilite em alta

Revestimentos com aspecto de granilite surgiram em diferentes materiais. A Colormix incluiu em seu portfólio o Ladrilho Amalfi, produzido em porcelanato em cinco diferentes tonalidades.

Em concreto, o Granitte, lançamento da Castelatto, é a aposta para calçadas e garagens. Disponível em diversos formatos e quatro opções de tonalidade.

Já a Biancogres voltou com o lançamento do ano passado, o Terrazo Veneziano Grigio, um porcelanato esmaltado de 82 cm x 82 cm. No estande da marca, ambientado como uma casa, revestia a área do banheiro.

Novos materiais e acabamentos

Colormix anunciou dois novos acabamentos: em couro natural, em três diferentes formatos e tonalidades, indicado para painéis, paredes, cabeceiras, entre outros usos; e espelhado. A vantagem é a fácil aplicação: só com cola.

Entre as novidades da Portinari, a coleção Love se destacou. Em formato hexagonal e com pequenos relevos, os movimentos de luz provocam diferentes efeitos sobre a peça que possui acabamento brilhante.

Biancogres apostou na impressão sobre porcelanato na produção do revestimento Amazon. Compostas por quatro ilustrações diferentes, as peças permitem diferentes paginações na aplicação. Também utilizando essa tecnologia, a Eliane mostrou o azulejo artístico Cancun, cujo efeito se assemelha a um papel de parede.

Revestimentos com assinatura

Portinari convidou a arquiteta Marília Zimmermann para desenhar a coleção Joy MZ. Composta por peças no formato de losango e em 15 tonalidades diferentes, permite diversas paginações.

Eleita em 2018 pela Maison & Objet Paris como designer do ano, a dinamarquesa Cecilie Manz criou, em parceria com a Portobello, a cerâmica Puro. Moldada a mão, a peça tem texturas sutis e permite diferentes composições.    

Homenagem a Athos Bulcão

Inspirado no trabalho do artista, o arquiteto Rodrigo Ohtake criou as linhas Athos e Escape, revestimento em cimentício com relevo para a Solarium. O carioca Zanini de Zanine também assina para a empresa as linhas V e Plano, originadas de ensaios realizados em seu ateliê, no Rio de Janeiro.

Já a Michelangelo, prestou uma homenagem ao modernismo brasileiro em seu estande, assinado pelo arquiteto goiano Leo Romano. Os murais de Athos Bulcão, bem como os mármores da empresa paranaense, fazem parte da paisagem de Brasília, e foram celebrados durante a feira. Entre os lançamentos da marca, o mármore branco Calacatta Prime e o cinza Grigio Michelangelo.

Fotos: Divulgação e Regina Galvão.