Antecipamos 13 ações e lançamentos que acontecerão durante Semana de Design de São Paulo em agosto

Exposições, novidades em produtos, mostra de decoração, palestras, talks, feiras de móveis e objetos. São mais de 300 eventos em 130 endereços paulistanos. Com essa diversidade de programação, dá até ansiedade ao definir qual roteiro adotar durante a Design Weekend São Paulo, mais conhecida como DW! Há quase um mês do festival urbano, apuramos algumas das atrações que merecem sua atenção na hora de montar a agenda de 18 a 25 de agosto.

A 6ª edição da Modernos Eternos ocupará o histórico Mosteiro de São Bento, no centro de São Paulo, de 10 a 25 de agosto. Espaços como o auditório, o quarto do Papa e a sala de música ganharão novas ambientações que seguem a mistura de estilos característica da mostra. Entre os 20 profissionais confirmados estão nomes já consagrados, como Ana Maria Vieira Santos, João Mansur e Guilherme Torres, e novas apostas, como Wesley Lemos e Maximiliano Crovato. Na foto acima, o 3D da Boutique Orbi Brasil, assinada pela arquiteta Claudia Sátyro, espaço que fará parte da área de instalações do evento.
Modernos Eternos: Mosteiro de São Bento – Largo de São Bento, 48 – Centro. 

Além da inauguração de seu novo endereço na al. Gabriel Monteiro da Silva, a Florense apresentará durante a Semana de Design a exposição Brasil Tupi. Com curadoria da jornalista de moda Lilian Pacce e organização do Brazil S/A, a mostra trará 12 redes de dormir personalizadas por grandes nomes brasileiros: os artistas Alê Jordão e Marcia Xavier, a estilista Patricia Bonaldi, o arquiteto Sig Bergamin, o cantor Falcão, o decorador Vic Meirelles, os designers Henrique Steyer, Jader Almeida, Inês Schertel, Leo Capote, Paulo Alves, Ronald Sasson e o Estúdio Mula Preta. 
Florense:  Al. Gabriel Monteiro da Silva, 690.

Os biomas brasileiros são a inspiração para a ação Cores de Breton, que ocupará as lojas da marca na al. Gabriel Monteiro da Silva e no D&D. As peças da coleção Desejos de Família, como a poltrona Dunas, do Estúdio Rain, e a Moder Nonna, do Estúdio Mula Preta, ganharão novas colorações nas ambientações interativas que representarão os Pampas e a Amazônia, respectivamente. Os designers Murilo Weitz e Diogo Giácomo Tomazzi apresentam tapetes inéditos.
Breton: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 820 – Jardim América e  Avenida das Nações Unidas, 12555 – Chácara Itaim

A Punto e Filo prepara novas coleções assinadas por profissionais de peso. O estúdio carioca Lattoog, que no ano passado inauguraram um showroom na capital paulista, apresentarão no DW! a linha Paulioca, inspirada nas duas cidades onde eles estão presentes. Já o designer Giorgio Bonaguro presta uma homenagem ao arquiteto italiano Carlo Scarpa em cinco tapetes que misturam formas geométricas e lineares. Assinam também peças para a marca os designers Alfredo de Oliveira (falecido em 2017), Rodrigo Ohtake e Zanini de Zanine. 
Punto e Filo:  R. da Consolação, 3031 – Jardins.

Organizada por Cris Rosenbaum, a Feira Rosenbaum participará da Semana de Design em dois endereços: na Galeria Millan, de 18 a 25 de agosto, e no fórum BOOMSPDESIGN, que acontece no Lounge Bienal, no Parque Ibirapuera, de 19 a 21. 
Feira Rosenbaum: R. Fradique Coutinho, 1360 – Pinheiros e Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana. 

Agora em novo endereço, a AN.h, marca de tecidos e papéis de parede, prepara a instalação Diálogos Improváveis, que propõe um diálogo sobre o clássico e o contemporâneo para celebrar a diversidade de estilos.  
AN.h: al. Gabriel Monteiro da Silva, 963.

Sempre com instalações imperdíveis, a Estar Móveis prepara a mostra “Às vezes me sinto tão pequeno”, uma reflexão sobre a nossa relação com o universo, seja ele interno ou externo. Com curadoria de Felipe Morozini, terá peças de Artur Lescher, Gabriela Garcia, Liliane Porter, Motta & Lima, Nazareno, Regina Silveira, Rochelle Costi, Zanini de Zanine e Zieta. 
Estar Móveis: Al. Gabriel Monteiro da Silva 1080 – Jardim América.

Insieme – juntos – é o termo italiano que nomeia e define a exposição coletiva proposta pela a By Kamy para o DW!. Com curadoria de Francesca Alzati e Arturo Dell’Acqua Bellavits, um dos fundadores da Politécnica de Design, a mostra trará 15 tapeçarias de alunos da instituição, que traduziram por meio do design como eles enxergam o Brasil.

By Kamy: Al. Gabriel Monteiro da Silva 1147 – Jardim América. 

O fórum internacional de arquitetura, design e arte idealizado por Beto Cocenza acontece de 19 a 21 de agosto com uma programação intensa. Entre os destaques do BOOMSPDESIGN estão palestras do alagoano Rodrigo Ambrosio, do arquiteto Olegário de Sá, a apresentação de Jayme Vargas, autor do livro Gregori Warchavchik: design e vanguarda no Brasil, publicado pela Olhares, e o encerramento com o americano Harry Allen, eleito pelo evento o designer do ano. 
BOOMSPDESIGN: Longe Bienal – Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana.

Roberta Banqueri lançará, na galeria Ricardo Von Brusky, a segunda parte da coleção Ponto, uma parceria entre o estúdio PontoEu, comandado pela designer e a fábrica Todo. Entre as novidades estão o aparador Pele e a mesa Ritmo, feita em arame. 
R. Estados Unidos, 336 – Jardim Paulista.

A Donatelli fará a reedição dos tecidos da Arte Nativa Aplicada, idealizada por Maria Henriqueta Gomes em 1976 e muito prestigiada pelos arquitetos e decoradores paulistas desse período. Durante o lançamento, acontecerá a exposição do acervo original da marca, com curadoria do estúdio Nada Se Leva. 
Donatelli Tecidos: Al. Gabriel Monteiro da Silva 2113 – Jardim América.

A designer e ilustradora Naia Ceschin prepara para a Botteh Tapetes a coleção Telas. Composta por cinco modelos com diferentes colorações, a linha tem a natureza como inspiração. 
Botteh: Al. Gabriel Monteiro da Silva 1282 – Jardim América. 

A Entreposto comemora seu aniversário de 25 anos durante a feira de design. Como parte da celebração, a marca lança quatro novas linhas de produtos, Cozy, Taste, Bath e Sense, além da coleção Saint Tropez, inspirada na Riviera Francesa durante os anos 1950.

Entreposto: Av. Cidade Jardim, 187  Jardim Europa. 

Leia também