Artista mineiro concebeu coleção de esculturas de papelão reciclado para a galeria Sage Culture, no Art District, em Los Angeles

Fotos: Sage Culture LLC

A paisagem montanhosa de Maria da Fé, cidadezinha mineira incrustada na Serra da Mantiqueira, estará representada em “Âmago – A Essência do Tempo”, mostra na galeria Sage Culture, em Los Angeles, que inaugura amanhã (29 de junho, às 18h). São 32 peças – entre vasos, esculturas, painéis de parede e móveis – criadas por Domingos Tótora com massa de papelão reciclado, técnica própria que o consagrou além das fronteiras da terra natal. “Estabeleço um diálogo com a matéria e ela vai me indicando o caminho com todas as possibilidades de texturas e formas”, diz. Para Nicolas Alonso, dono da galeria, a exposição tem por objetivo mapear o trabalho de Tótora desde sua inspiração até o resultado final. “Os americanos ficam encantados com a produção da obra única de Domingos”, diz. Confira a entrevista feita com o artista e designer antes de ele viajar para a Califórnia. A mostra vai até 29 de setembro.

Como pintou esse convite para a exposição?

Nicolas e Marina (Figueiredo) , donos da galeria Sage Culture, em Los Angeles, vieram conhecer meu trabalho em Maria da Fé e acabaram virando amigos. Eles se mostraram dispostos a expor minhas peças na galeria e eu fiquei muito feliz com o convite. Os dois retornaram aqui mais uma vez para documentar meu processo com fotos e vídeo.  Já participei de várias mostras coletivas fora do país, mas esta será a primeira individual.

Que peças estarão expostas na galeria?

Fiz uma coleção de esculturas que remete a origem e painéis de parede. Além do tom do papelão kraft, há nuances terrosos que eu obtenho usando a terra natural de Maria da Fé. O resultado ficou de uma beleza singular. Estarão expostos também os banquinhos Estação, que fiz em parceria com o designer alagoano Rodrigo Ambrosio, e a poltrona Tijuco.

Por que você deu o nome Âmago para a mostra?

Escolhi pelo seu significado em português: essência ou alma – a mais importante parte de alguém ou de algo. 

Qual sua expectativa para expor nos Estados Unidos?

Meu trabalho já está sendo representado nos Estados Unidos. Dessa vez, porém, estou mostrando peças de caráter mais artístico. Além da exposição, Nicolas e Marina prepararam um livro de fotografias e um curta sobre minha obra. Espero que com tudo isso as pessoas possam sentir minha relação profunda com a Mantiqueira e Maria da Fé (na galeria abaixo, imagens que retratam a oficina e o ateliê de Domingos, além da paisagem montanhosa da região no sul de Minas Gerais).

Fotos: Sage Culture LLC