Chácara Lane/Gabinete do Desenho traz a exposição “Allegro”, com obras inéditas e as de 40 anos de atividade do artista Guto Lacaz. A curadoria é de Douglas de Freiras. Na rua da Consolação, 1024, em São Paulo, até 29 de março.

Outra retrospectiva que vale a pena visitar até 24 de fevereiro é a da artista carioca Fernanda Gomes, reunindo 50 obras desde os anos 1980, na Pinacoteca de São Paulo.

Pietro Maria Bardi – Construtor de um novo paradigma cultural, livro da Editora Unicamp organizado pelo professor de história da arte Nelson Aguilar, será lançado amanhã (7), às 14h, na Casa de Vidro, no Morumbi, marcando a comemorações de 120 anos do fundador do Museu de Arte de São Paulo.

Atelier Paula Almeida, na rua Baluarte, 74, na Vila Olímpia, inaugurou ontem (5) seu tradicional Bazar de Natal com 20 profissionais de diferentes áreas, expondo cerâmicas, almofadas e demais objetos decorativos.

Neste fim de semana (7 e 8), também ocorre a feira de fim de ano da Feira na Rosenbaum no edifício do Unibes Cultural, ao lado do metrô Sumaré, em Pinheiros, São Paulo. Edição de Natal com artistas, designer e artesãos de diferentes estados.

Amanhã e domingo, das 10h às 20h, acontece o Mercado Manual na sede do Museu da Casa Brasileira. São mais 100 artesãos dos segmentos de moda, décor, arte, acessórios, beleza, bem-estar e infantil com sugestões de presentes para o Natal. A partir das 13h, ocorrem oficinas em ambos os dias.

Em 12 de dezembro, dia de seu aniversário, o SESI Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte inaugura a exposição “BH Em Uma Estação”, que busca refletir sobre como a Praça da Estação se situa na história da cidade. A mostra é composta por fotografias, mapas, objetos e outros itens.

O arquiteto João Armentano lança seu primeiro livro no sábado (14 de dezembro) no Rooftop da B&B Itália. A publicação reúne 18 projetos de casas, apartamentos, casa de campo, entre os anos de 2007 e 2018, e o design de interiores do Hotel Unique, em São Paulo.

O Armazém do Marton reúne, de hoje até domingo, arte, design e peças vintage na R. Cônego Vicente Miguel Martino, 286, 4º andar.