O Anexo do Museu A Casa, no bairro paulistano de Pinheiros, inaugurou ontem a exposição “Ojidu – Árvores da Vida Warao”, que reúne artefatos feitos com palha de buriti pelas indígenas venezuelanas da etnia Warao, em situação de refúgio no Brasil. As peças estarão à venda até 20 de dezembro.

Hoje e domingo é possível visitar, no clube Hebraica, na capital paulista, a exposição Grandes Coleções, com obras dos maiores artistas brasileiros. Haverá, na segunda-feira (11), um leilão dos trabalhos expostos, em prol do Projeto Felicidade, beneficiando crianças com câncer.

A Saccaro estreia em Orlando, Estados Unidos, a 1ª Saccaro Decor Showhouse, no luxuoso condomínio Keene’s Pointe. A mostra, até 22 de novembro, serve como preview para a abertura da primeira franquia da marca na cidade, prevista para janeiro de 2020.

Até domingo, o Pro Magno Centro de Eventos, na Casa Verde, promove o outlet Christmas Market, bazar de Natal com produtos de marcas de moda e decoração a preços reduzidos. O evento do Decor Social é beneficente, em prol do Saica Marilda Coelho, instituição que abriga 17 crianças e adolescentes.

Amanhã (9), a galeria Estação, também em Pinheiros, estreia, às 11h, a mostra Sunday, de Dan Coopey, inglês que vive entre São Paulo e Londres. São obras produzidas com técnica de cestaria e trabalhos construídos com lápis de cor e caixas de fósforo. Visitação até 14 de dezembro.

A Docol realiza jantar com o chef Léo Botto para convidados na segunda-feira (11). O encontro gira em torno da linha Docolbold, criada pelo escritório franco-brasileiro Triptyque com curadoria de Baba Vacaro.

O 24º Prêmio Deca, que valoriza projetos de banheiros e cozinhas de arquitetos e designers interiores acontece na terça-feira (12), às 20h, no Auditório Ibirapuera.

A Casa Natal do Lar Center, shopping na Zona Norte paulistana, estreia na terça-feira, às 19h, com ambientes de decoração natalina assinados por profissionais da área.

Em Belo Horizonte, acontece na quarta-feira (13) o lançamento do livro Gregori Warchavchik: design e vanguarda no Brasil, na galeria Murilo de Castro, com a presença do autor, Jayme Vargas, e da curadora Silvia Prado Segall.

Também na capital mineira, o CCBB inaugura mostra com os móveis originais da casa projetada em 1940 por Oscar Niemeyer, em Cataguases, MG. Um ensaio fotográfico de Ruy Teixeira com as obras ligadas à produção modernista brasileira na cidade também será contemplado na exposição.

Já em Vitória, na quarta-feira, o livro José Zanine Caldas é o tema do debate na Casa Cor com a participação do designer Zanini de Zanine, do editor Otávio Nazareth e do empresário Jônice Tristão, idealizador da pousada Pedra Azul, projetada pelo arquiteto.

A Atec Cultural, em São Paulo, recebe na terça-feira (12) Anna Sala, representante do The Young Talent Architecture Award, da Fundação Mies van der Rohe, e Germán Ortiz, da suíça USM, para discutir o ensino de arquitetura no Brasil. O debate será realizado com o arquiteto e professor Renato Anelli.

Em 20 de novembro, dia da Consciência Negra, a Editora Olhares lança o livro Fetiches – diários de uma coleção de arte tribal, do francês Christian Jack-Heymes, no museu Afrobrasil. A abertura da exposição com o acervo do colecionador está marcada também para essa data.

A Oxford, fabricante de itens para a cozinha e para o servir, premiou o projeto do paranaense Gabriel Felipe Sherer na 5ª edição do prêmio de design organizado pela marca. Os participantes desenvolveram estampas para aparelho de jantar com o tema “Que futuro você vê?”. A linha de Sherer será comercializada pelo e-commerce.