Mostra de decoração sugere como inserir plantas em casa

A relação entre a construção e a natureza torna-se próxima no Refúgio Urbano, da BC Arquiteto, graças às superfícies de vidro. A neutralidade dos tons e a madeira deixam o verde em evidência.  

A CASACOR Rio, cujo tema este ano é “A Casa Viva”, traz ótimas ideias de como trazer o verde para os projetos de arquitetura e design de interiores. Viver cercado pela natureza, aliás, vem de encontro com o frequente desejo de se conquistar mais tranquilidade e boas energias nos espaços de convívio. Selecionamos nove ambientes da mostra carioca, que se encerra em 4 de novembro na Glória, para te inspirar.

No Living Sage, de Bianca da Hora, o conjunto de vasos de plantas se harmoniza com a madeira do piso e do teto, remetendo à tranquilidade de uma casinha no campo.

Na Praça das Palmeiras de Carla Pimentel, o espaço de 800 m² traz espécies da flora brasileira e peças de mobiliário nacional.

Em formato de espiral e cercado por um paredão de rochas, o Espaço Deca – A Origem, de Duda Porto, ganha paisagismo em torno das brises de madeira de reflorestamento.

Na Suíte da Mulher, de Gisele Taranto, a natureza se faz presente pelo uso de obras de arte.

Vasos de diferentes tamanhos adornam as bay-windows no Escritório do Empreendedor, de Luiz Fernando Grabowsky. Destaque para a poltrona Paraty, de Sergio Rodrigues.

Nas cortinas da cozinha, em obras de arte e no jardim vertical, Marcia e Manu Müller lançaram mão de desenhos da natureza na Sala Carioca.

A vegetação sobe pela estante na Área de Convivência de Camila Ramundo, Danilo Ferreira e Maria Carolina Valim. O espaço mescla madeira, tons neutros e pinceladas de verde e rosa-claro.

Temperos, sabores e aromas se unem na Cozinha Alecrim da Beta Arquitetura.

Branco, cinza e madeira compõem o espaço Loft do Homem, de Maurício Nóbrega. A natureza está presente no jardim vertical e no banheiro da suíte, com destaque ao teto de vidro.