Evento entre agosto e setembro ocupará salas de prédio art-déco na Praça Mauá

A antiga sede do Touring Club do Brasil, na zona central do Rio de Janeiro, abrigará a mostra de decoração carioca, de 20 de agosto a 29 de setembro. O prédio principal, projetado pelo arquiteto francês Joseph Gire nos anos 1920, terá áreas de estar em seus três pisos. Anexo ao edifício, um galpão será dividido em áreas comerciais e lofts e estúdios de 70 m² a 90 m². Porta de entrada da cidade para quem chegava de navio, o lugar será depois transformado em mercado gastronômico, nos moldes do Mercado da Ribeira, em Lisboa.

“A ideia é resgatar as antigas funções do edifício, trazendo diversas experiências temáticas em suas salas com vocação à arte de receber”, diz Patricia Mayer, sócia-diretora do evento. No terceiro pavimento, a varanda, com vista para a Baía de Guanabara e o Museu do Amanhã, concentrará o bar. Ao todo, são mais de 6 mil m² explorados por 50 arquitetos, designers de interiores e paisagistas. Entre os confirmados estão Leo Romano, Paula Neder, Maurício Nóbrega, Gisele Taranto e Jean de Just.

“Essa 29ª edição dará visibilidade a um patrimônio histórico pouco conhecido na cidade e mostrará como seria morar na região portuária, que tem tanto potencial e foi recuperada recentemente”, avalia a sócia-diretora Patricia Quentel.