Nova temporada do programa estreia domingo no GNT com dois episódios, às 21h30 e às 22h

Alberto Renault, diretor do programa, o arquiteto Paulo Mendes da Rocha e a designer Baba Vacaro, roteirista do Casa Brasileira. 

Há dez anos no ar, Casa Brasileira viaja dessa vez por cidades como Paraty, Salvador, Porto Alegre, São Miguel do Gostoso e Tiradentes, para mostrar a arquitetura que dialoga com as histórias de cada região. O programa, com foco em cidades e dividido em 13 episódios, trará convidados famosos: a jornalista Sônia Bridi e sua casa ecológica; Paloma, filha de Jorge Amado, que revela os lugares preferidos do pai; o príncipe Dom João Orleans e Bragança e sua histórica casa em Paraty. Haverá também moradas de escritores, como a de Gilberto Freyre, em Pernambuco, e a de Fernanda Young, que concedeu uma de suas últimas entrevistas. “O que vamos apresentar não é o olhar de uma visita, mas o pensamento do arquiteto e o afeto dos moradores”, afirma o diretor Alberto Renault. Nesse atual trabalho, ele percorreu o Brasil do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte.

Um dos destaques dessa temporada será a casa de campo de Paulo Mendes da Rocha, projetada por ele em São Bento do Sapucaí, interior paulista. Mas haverá ainda a Casa dos Arcos, do Lelé, em Brasília, e uma casa de Janete Costa e Acácio Borsoi, em Pernambuco. Gustavo Penna tem presença marcante nos episódios mineiros. São três residências e dois museus, um em Congonhas e outro em Tiradentes. A roteirista do programa, Baba Vacaro, comenta sobre as novas descobertas: “Conhecemos vários arquitetos da nova geração, mais de 50 escritórios em 26 cidades. Destaco: Sauer Martins, da Casa de Lata, em Canela, RS; Cantergiani + Kunze, ed. Península, em Porto Alegre; e Casa Varanda, do Atelier Branco, em São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. Temos ainda a arquiteta Freusa Zechmeister, que volta ao programa depois de vários anos, um privilégio tê-la conosco mais uma vez”.

Foto 1: Projeto do Atelier Branco, em São Miguel do Gostoso, RN. Foto 2: Casa assinada por Gustavo Penna em Tiradentes. Foto 3: Casa dos Arcos, em Brasília. Foto 4: casa na montanha de Freusa Zechmeister. Foto 5: casa das Praças, do Bloco Arquitetos, em Brasília. Foto 6: Casa de Lata, de Sauer Martins, em Canela, RS. Foto 7: casa em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, de Carla Juaçaba.