Listamos os eventos de arte, design e decoração de 2020 no brasil e no exterior para que você possa se programar desde já para o melhor do que vem por aí

janeiro

A feira internacional de móveis e interiores IMM Cologne, na Alemanha, acontece entre os dias 13 e 19.

Maison&Objet ocupa o Paris Nord Villepinte Centre, na capital francesa, entre 17 e 21, apresentando as novidades do design, decoração e lifestyle.

De 25 de janeiro a 24 de maio, o IMS Paulista exibe a exposição Arquivo Peter Scheider, um mergulho no arquivo de aproximadamente 35 mil imagens do fotógrafo alemão, realizadas de 1940 a 1970.

No aniversário de São Paulo (25 de janeiro), o Museu da Casa Brasileira programará, além das exposições em cartaz, um concerto com a Orquestra Instituto GPA, às 11h. Das 14h30 às 16h30, haverá a oficina Casa na Praia, com atividades como frescobol, peteca, frisbee, esguicho, banho de sol e esculturas de areia, ao som de Tom Jobim, que comemoraria mais um ano na mesma data.

Também no aniversário de São Paulo (25), no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, abre a exposição “Da Vinci Experience e suas Inovações”, homenagem aos 500 anos do gênio italiano. Gratuita, ela prolonga-se até 22 de março, de quarta a domingo, das 10h às 17.

Josy Mendonça expõe suas cerâmicas na exposição Infinito Particular no espaço da Nossa Casa e na Galeria M Depósito, na rua Itapirapuã, 240, no Jardim América, em São Paulo.

Perkins and Will abrirá novo estúdio em Monterrey, no México. O escritório global de arquitetura já atua na América Latina desde 2012, com sede em São Paulo.  

Estande da IMM Cologne em 2019. Foto: Reprodução/Instagram.

fevereiro

De 1º a 29, o Madrid Design Festival agita a capital espanhola.

De 3 a 6 no piso Jurupis do Shopping Ibirapuera, acontece a 1ª Premier Expo Decor, antecipando lançamentos de móveis, decoração e acessórios de marcas nacionais. Convidado para fazer o lounge do evento, o Boomspdesign exibirá móveis de Luis Pons recém-lançados na Design Miami, entre outros.

29ª Abimad vai de 4 a 7, no São Paulo Expo, na capital paulista.

Estocolmo Design Week, na Suécia, ocorre entre os dias 4 e 10.

Mais de 180 mil hashis foram utilizados pelo artista japonês Tadashi Kawamata para a instalação Construção, inaugurada esta semana na Japan House, em São Paulo. Aberta em 4 de fevereiro, fica em cartaz até 12 de abril.

Os designers Percival LaferRoberta Banqueri Thaíssa Visockas Wiezel conversam, dia 6, às 15h, sobre atemporalidade do design e a realidade brasileira de lançamentos em contraponto à constante reinvenção de produtos da indústria têxtil. Na Galeria Ricardo Von Brusky.

ABCasa Fair inicia no dia 11 e se estende até 15 (sábado) no Expo Center Norte, na zona norte da capital paulista.

Em sua 37ª edição, a Paralela Design ocupa a Oca, no Parque Ibirapuera, entre 12 e 14.

No São Paulo Expo, a 40ª Home & Gift e 9ª Têxtil & Home acontecem de 14 a 17, organizadas pela Associação Brasileira de Empresas de Utilidades e Presentes (ABUP).

Ambiente Fair, realizada em Frankfurt, na Alemanha, acontece de 7 a 11, na Messe Frankfurt.

Também na Japan House, está programada a exposição Japão em Sonhos, que promete uma experiência imersiva através de projeções de grande escala em mapeamento de vídeo e trilha sonora especial, de 18 de fevereiro a 26 de abril. 

O CCBB São Paulo inaugura em 19 a exposição Egito Antigo: Do Cotidiano À Eternidade, com 140 itens, entre eles uma múmia que data 700 anos A.C. Com entrada gratuita, até 11 de maio.

O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira abriu sua 34ª edição com as inscrições, até 2 de abril, do Concurso do Cartaz 2020, cujo tema será “A função social do design”.

Peças do designer Rodrigo Almeida, que apresentará seu trabalho na Ambiente Fair, de 7 a 11 de fevereiro.

março

Em comemoração aos 35 anos de estúdio, os irmãos Campana ganham exposição no MAM-Rio com curadoria da italiana Francesca Alfano Miglietti. “Irmãos Campana – 35 Revoluções” acontecerá de 14 de março a 12 de maio.

Bogota Design Festival, semana que une design, arte, gastronomia e moda, vai de 5 a 9 na capital colombiana.

Expo Revestir, de 10 e 13, estará mais uma vez no Transamerica Expo Center, em São Paulo, reunindo novidades de arquitetura, decoração, design e construção.

Os irmãos Campana ganham exposição no MAM-Rio entre março e maio.

abril

De abril a junho, o Sesc 24 de Maio exibe Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira, exposição realizada anteriormente na Casa da Arquitectura, em Portugal, com curadoria de Fernando Serapião e Guilherme Wisnik.

O Salão do Móvel de Milão, um dos mais importantes eventos de design do mundo, acontece de 21 a 26 de abril.

maio

De 2 a 5, ocorre a Querétaro Design Week, no México, com conferências, workshops, exposições e lançamentos.

A feira internacional ICFF acontece de 17 a 20, no Javits Center, em Nova York.

Poltrona Carapuça, de Sérgio J Matos, apresentada na ICFF 2019.

junho

Casa Cor São Paulo inaugura em 2 de junho e vai até 2 de agosto, no Jockey Club de São Paulo. O tema deste ano é A Casa Original.

Barcelona Design Week agita a cidade espanhola de 9 a 18.

Em Los Angeles, nos Estados Unidos, acontece o LA Design Festival, de 17 a 21.

Também nos Estados Unidos, a São Francisco Design Week ocorre de 16 a 25.

A edição suíça da Art Basel estreia entre os dias 18 e 21, no Messe Basel.

Em Belo Horizonte, a mostra Modernos Eternos acontece na av. José do Patrocínio Pontes, no bairro Mangabeiras, de 23 de junho a 5 de julho.

Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, reabre ao público.

Salão do Móvel de Milão chega a sua 59ª edição, de 16 a 21, em paralelo a 22ª EuroCucina. O evento teve sua data alterada devido ao surto do novo Coronavírus, o COVID-19.

Museu da Língua Portuguesa. Foto: Reprodução/Instagram/Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

julho

A Casa Cor Santa Catarina em Itapema ocorre entre 5 de julho e 16 de agosto, no Le Premier, primeiro edifício residencial da RDO Empreendimentos.

Congresso Mundial de Arquitetos será pela primeira vez no Brasil. A 27ª edição, batizada Rio 2020 UIA,  estreia no Rio de Janeiro, entre 19 e 23.

A cidade do Rio de Janeiro sediará o Rio 2020 UIA. O evento acontece pela primeira vez no Brasil. Foto: Agustín Diaz/Unsplash.

agosto

A Bienal de Veneza adiou a data de abertura para 29 de agosto. O encerramento do evento, que este ano prega o tema Como vamos viver juntos?, se mantém em 29 de novembro.

bienal de arquitetura de veneza coronavirus

A Bienal de Veneza adiou a abertura do evento devido ao surto do novo Coronavírus, o COVID-19.