Listamos os eventos de arte, design e decoração do primeiro semestre de 2019 no brasil e no exterior para que você possa se programar desde já para o melhor do que vem por aí

janeiro

Terça-feira (15) é a abertura da exposição Quando a vida é uma euforia, com gravuras da designer pernambucana Joana Lira, no Cais do Sertão, em Recife. A mostra fica em cartaz até 17 de março.

GNT ganhou mais um programa para os amantes de decoração: Espaço para Dois, com os arquitetos Bel Lobo e Bob Neri e os atores Maiana Santos e Marcelo Serrado. O primeiro episódio já está disponível no GNT Play, e os próximos vão ao ar às terças, às 21h.

No Rio, o CCBB faz uma retrospectiva das obras do diretor Martin Scorsese, com clássicos de sua carreira e documentários. Até 28 de janeiro, com ingressos a 10 reais (inteira) e 5 reais (meia).

Maison&Objet, de 18 a 22, a feira internacional de design, decoração e lifestyle ocupa o Parque de Exposições de Villepinte, próximo a Paris, na França.

Museu da Casa Brasileira oferece no dia 26 a oficina Casa na Praia, com frescobol, peteca, frisbee, esguicho, banho de sol, esculturas de areia e uma atividade secreta para os participantes. O evento é gratuito, das 14h30 às 16h30.

A primeira edição da Feira Jardim Secreto leva 180 artesãos à Praça Dom Orione, no Bexiga, nos dias 25 e 26, das 11h às 20h.

Revolução Bipolar é a primeira exposição da artista pop ucraniana Pazza Pennello no Brasil. Até março na Galeria Houssein Jarouche, que se mudou para o edifício assinado por Marcio Kogan na rua Estados Unidos.

A gaúcha SierraMóveis inaugura em 29 de janeiro loja na al. Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo.

A mostra D&D Show Case estreia em 30 de janeiro no D&D Shopping com vitrines assinadas por profissionais da decoração.

Cenário da Maison&Objet de 2018.

fevereiro

Museu das Cadeiras Brasileira, em Belmonte, Bahia, recebe em 1º de fevereiro Paulo Alves e Zanini de Zanine para um bate-papo sobre processos de criação, arquitetura, arte popular e as intenções futuras do museu.

Uniflex inaugura loja em 4 de fevereiro no edifício projetado por Paulo Mendes da Rocha, em 1987, na av. Cidade Jardim, em São Paulo.

Abimad, de 5 a 8, a feira de alta de decoração acontece no São Paulo Expo, no 1,5 km da Rodovia dos Imigrantes, na capital paulista.

Paulista radicado no Rio de Janeiro, o escultor Angelo Venosa inaugura no sábado (8) a exposição Penumbra, na Galeria Nara Roesler, em São Paulo.

Ambiente, de 8 a 12, a feira internacional de bens de consumo para casa conta com 4,5 mil expositores reunidos no centro expositivo Messe Frankfurt, em Frankfurt, na Alemanha.

MASP oferece curso sobre a vida e a obra de Lina Bo Bardi, coordenado por Marina Grinover, autora de dois livros sobre a arquiteta ítalo-brasileira. São cinco aulas, com início em 11 de fevereiro.

Até 12 de fevereiro, arquitetos e designers de interiores podem se inscrever no desafio do Archathon a ser realizado no Shopping Lar Center, em 21 e 22 de fevereiro. Os autores do melhor projeto ganharão uma viagem para a Semana de Design de Milão 2020.

Paul Klee – Equilíbrio Instável, de 13 de fevereiro a 29 de abril, expõe 100 obras do artista suíço-alemão no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo Na unidade do Rio de Janeiro, a mostra ficará de 15 de maio a 12 de agosto, e, na de Belo Horizonte, de 28 de agosto a 18 de novembro.

Obras dos artistas Marcius GalanDébora BolsoniRegina Parra e Matheus Rocha Pitta ocuparão quatro salas da Pinacoteca a partir de 16 de fevereiro.

Abup, de 16 a 19, a feira de decoração, utilidades domésticas e mesa posta estará no São Paulo Expo, no 1,5 km da Rodovia dos Imigrantes, na capital paulista.

As designers Heloísa Galvão, Nicole Tomazzi e Paola Muller apresentam seus lançamentos, de 18 a 20, no evento Floresta, pulmão do mundo. Na Rua Simão Álvares, 920, em São Paulo.

Paralela Design, de 19 a 21, a 35ª feira de design e decoração volta a acontecer na Oca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Ruy Ohtake é tema de duas mostras no Museu da Casa Brasileira e no Instituto Tomie Ohtake. O arquiteto também lançará um livro sobre seus projetos de design pela Editora Olhares no mesmo período.

Na capital mineira, a exposição Raiz – Ai Weiwei vai até 15 de abril no CCBB. A entrada é gratuita e o horário da exposição, das 10h às 22h.

No Rio, a artista plástica Renata Adler apresenta suas esculturas feitas em tornos de madeira em “Uma contínua transformação”. De terça a domingo, das 13h às 20h, na Casa de Cultura Laura Alvim.

O fotógrafo baiano Christian Cravo expõe em Salvador 57 de suas fotografias na mostra “Filhos de Gandhy”. Aberto para visitação até 31 de março no Palacete das Artes.

As esculturas mobiliárias de madeira de Hugo França e as aquarelas de Thiago Rocha Pitta se encontram em Aspen, nos Estados Unidos, na mostra “Tropical Molecule”, também até 31 de março.

O Museu da Casa Brasileira promove em abril o workshop “Oficina de concreto”, ministrado pelo arquiteto Ruy Ohtake e especialistas na área. As inscrições ocorrem de 26 de fevereiro a 5 de março.

Tela de Paul Klee.

março

Expo Revestir, de 12 a 15, em sua 17ª edição reunirá as principais marcas da indústria da arquitetura e da construção no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Bauhaus, o centenário da emblemática escola alemã prevê diversos eventos em Berlim, de exposições a concertos musicais. A mostra “Bauhaus Imaginista”, na House of World Cultures, vai de 15 de março a 10 de junho.

Ernesto Neto, a partir de 30 de março, ganha exposição na Pinacoteca, em São Paulo, que terá grande parte de seu prédio tomado por obras e instalações do artista carioca.

Edição de 2018 da Expo Revestir.

abril

SP Arte, de 4 a 7, a 15ª edição do Festival Internacional de Arte de São Paulo ocupará os três pavimentos do Pavilhão Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Salão Internacional do Móvel, de 9 a 14, a tradicional feira da indústria de móveis em Milão, Itália, faz paralelo este ano com a 29ª Euroluce, evento bienal de iluminação.

José Zanine Caldas, nascido em abril de 1919, receberá homenagens ao seu centenário, dentre elas um livro sobre a obra do arquiteto, a ser lançado no segundo semestre pela Editora Olhares, além da reedição de seus móveis, palestras, bate-papos e exposições.  

Os Gêmeos, em parceria com o grupo de dança Flying Steps, estarão em Berlim para uma programação especial no Museu de Arte Contemporânea. As figuras fantásticas da dupla vão compor a exposição no museu e a cenografia do espetáculo.

Tarsila Popular, de abril a julho, reúne 160 pinturas modernistas com ênfase no contexto social e político da época, no Masp, em São Paulo.

Lina Bo Bardi: Habitat, de abril a julho, apresentará um olhar sobre a vida, a obra e o legado cultural deixado pela arquiteta ítalo-brasileira no Masp, em São Paulo.

Cenário de 2018 do Salão Internacional do Móvel em Milão.

maio

ICFF, de 19 a 22, a feira internacional de mobiliário contemporâneo acontece no centro de convenções Jacob K. Javits, em Nova Iorque.

CASACOR São Paulo, de 21 de maio a 28 de julho, no Jockey Club de São Paulo, terá o tema Planeta Casa, focada em três principais pilares: afetividade, tecnologia e sustentabilidade.

Attilio Baschera e Gregorio Kramer, designers e empresários octogenários com forte influência na história da decoração e do design gráfico na capital paulista, terão suas trajetórias contadas em livro, editado pela Olhares.

Attilio Baschera e Gregorio Kramer. 

junho

Barcelona Design Week, de 4 a 14, na cidade espanhola.

MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova York, fechará as portas por quatro meses para a reforma que começará em 16 de junho e terminará em outubro.

LA Design Week, de 20 a 23, em Los Angeles, Estados Unidos.

San Francisco Design Week, de 20 a 28, na cidade ao norte da Califórnia.

Foto da edição de 2018 da LA Design Week.

julho

Fenearte, de 3 a 14, a tradicional feira de artesanato ocorre no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife.

Olafur Elliasson, a partir de 11, ganha mostra individual na Tate Modern, em Londres, sobre os 30 anos da carreira do artista e ativista islandês-dinamarquês, reconhecido pelas obras monumentais em espaços públicos.

Instalação de Olafur Elliasson no Palácio de Versalhes, na França.