Listamos os eventos de arte, design e decoração do primeiro semestre de 2019 no Brasil e no exterior para que você possa se programar desde já para o melhor do que vem por aí

Cenário da Maison&Objet de 2018.

Janeiro

Maison&Objet, de 18 a 22, a feira internacional de design, decoração e lifestyle ocupa o Parque de Exposições de Villepinte, próximo a Paris, na França.

Tela de Paul Klee. 

Fevereiro

Abimad, de 5 a 8, a feira de alta de decoração acontece no São Paulo Expo, no 1,5 km da Rodovia dos Imigrantes, na capital paulista.

Ambiente, de 8 a 12, a feira internacional de bens de consumo para casa conta com 4,5 mil expositores reunidos no centro expositivo Messe Frankfurt, em Frankfurt, na Alemanha.

Paul Klee – Equilíbrio Instável, de 13 de fevereiro a 29 de abril, expõe 100 obras do artista suíço-alemão no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo Na unidade do Rio de Janeiro, a mostra ficará de 15 de maio a 12 de agosto, e, na de Belo Horizonte, de 28 de agosto a 18 de novembro.

Abup, de 16 a 19, a feira de decoração, utilidades domésticas e mesa posta estará no São Paulo Expo, no 1,5 km da Rodovia dos Imigrantes, na capital paulista.

Paralela Design, de 19 a 21, a 35ª feira de design e decoração volta a acontecer na Oca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Ruy Ohtake é tema de duas mostras no Museu da Casa Brasileira e no Instituto Tomie Ohtake. O arquiteto também lançará um livro sobre seus projetos de design pela Editora Olhares no mesmo período.

Gente Peixe, as lendas dos povos indígenas da Amazônia serão retratadas em exposição no museu Crab, o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, na pç. Tiradentes, no Rio de Janeiro.

Edição de 2018 da Expo Revestir. 

Março

Expo Revestir, de 12 a 15, em sua 17ª edição reunirá as principais marcas da indústria da arquitetura e da construção no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Bauhaus, o centenário da emblemática escola alemã prevê diversos eventos em Berlim, de exposições a concertos musicais. A mostra “Bauhaus Imaginista”, na House of World Cultures, vai de 15 de março a 10 de junho.

Ernesto Neto, a partir de 30 de março, ganha exposição na Pinacoteca, em São Paulo, que terá grande parte de seu prédio tomado por obras e instalações do artista carioca.

Cenário de 2018 do Salão Internacional do Móvel em Milão.

Abril

SP Arte, de 4 a 7, a 15ª edição do Festival Internacional de Arte de São Paulo ocupará os três pavimentos do Pavilhão Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Salão Internacional do Móvel, de 9 a 14, a tradicional feira da indústria de móveis em Milão, Itália, faz paralelo este ano com a 29ª Euroluce, evento bienal de iluminação.

José Zanine Caldas, nascido em abril de 1919, receberá homenagens ao seu centenário, dentre elas um livro sobre a obra do arquiteto, a ser lançado no segundo semestre pela Editora Olhares, além da reedição de seus móveis, palestras, bate-papos e exposições.  

Os Gêmeos, em parceria com o grupo de dança Flying Steps, estarão em Berlim para uma programação especial no Museu de Arte Contemporânea. As figuras fantásticas da dupla vão compor a exposição no museu e a cenografia do espetáculo.

Tarsila Popular, de abril a julho, reúne 160 pinturas modernistas com ênfase no contexto social e político da época, no Masp, em São Paulo.

Lina Bo Bardi: Habitat, de abril a julho, apresentará um olhar sobre a vida, a obra e o legado cultural deixado pela arquiteta ítalo-brasileira no Masp, em São Paulo.

Attilio Baschera e Gregorio Kramer. 

Maio

ICFF, de 19 a 22, a feira internacional de mobiliário contemporâneo acontece no centro de convenções Jacob K. Javits, em Nova Iorque.

CASACOR São Paulo, de 21 de maio a 28 de julho, no Jockey Club de São Paulo, terá o tema Planeta Casa, focada em três principais pilares: afetividade, tecnologia e sustentabilidade.

Attilio Baschera e Gregorio Kramer, designers e empresários octogenários com forte influência na história da decoração e do design gráfico na capital paulista, terão suas trajetórias contadas em livro, editado pela Olhares.

Foto da edição de 2018 da LA Design Week. 

Junho

Barcelona Design Week, de 4 a 14, na cidade espanhola.

LA Design Week, de 20 a 23, em Los Angeles, Estados Unidos.

San Francisco Design Week, de 20 a 28, na cidade ao norte da Califórnia.

Instalação de Olafur Elliasson no Palácio de Versalhes, na França.  

Julho

Fenearte, de 3 a 14, a tradicional feira de artesanato ocorre no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife.

Olafur Elliasson, a partir de 11, ganha mostra individual na Tate Modern, em Londres, sobre os 30 anos da carreira do artista e ativista islandês-dinamarquês, reconhecido pelas obras monumentais em espaços públicos.