Mostramos as novas coleções do segmento de utilidades domésticas

Entre 14 e 17 de fevereiro, importantes marcas brasileiras apresentaram seus produtos na 40ª Abup Home & Gift, no São Paulo Expo. Percorremos a feira atrás dos principais lançamentos, apresentados a seguir. Mas não foi só: o evento dedicou também amplo espaço ao design autoral. Na próxima newsletter, em 6 de março, reuniremos a produção criativa de profissionais consagrados e em início de carreira de diferentes regiões do país.

Fotos: Divulgação.

Conhecida por suas peças de porcelana para mesa e cozinha, a Oxford apresentou dessa vez uma série de novas linhas, dentre elas a primeira de talheres. O modelo Mediterrâneo leva detalhes que imitam pedra, enquanto o conjunto Madame alia o dourado ao tom de rosê. Já o faqueiro Syreni é inspirado na cauda das sereias. 

Fotos: Divulgação.

Completando 75 anos em 2020, a Porcelana Schmidt preparou uma coleção comemorativa que exalta a brasilidade da marca. Com detalhes em dourado, a linha Brasilis exalta nossa cultura; o modelo Mantiqueira, salpicado de azul e rosa, homenageia a cadeia de montanhas que abrange os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Na Pantanal, desenhos em azuis e dourados remetem às águas e raízes do lugar.

Fotos: Júlia Martinez / Regina Galvão.

Sob comando criativo da designer Cristina Zatti, ex-Coza, a Soprano trouxe para a feira uma linha de objetos para equipar cozinha, banheiro e lavanderia. Composta por itens como cestos organizadores, lixeiras com porta-saco, coolers e portas-sabão, a coleção valoriza as cores, do verde-militar a tons pastel. 

Fotos: Divulgação.

Entre os diversos lançamentos da Tramontina, destacaram-se: as marmitas By Me, fabricada com fibra de bambu e disponível em diferentes cores e estampas; a linha de panelas Grano TecnoHeat, com três camadas (aço inox + alumínio + aço inox), que garante melhor distribuição de calor no cozimento dos alimentos; e as peças Concreta, que aliam madeira teca, pedra-sabão e acessórios de couro, em tábuas, petisqueiras e potes multiuso. 

Fotos: Reprodução/Instagram.

O chef Carlos Bertolazzi assinou a coleção Geo para a Porto Brasil. Produzida em tons escuros e com acabamento artesanal, a linha, inspirada na essência da terra, visa valorizar o alimento ali servido. 

Fotos: Júlia Martinez / Regina Galvão / Reprodução/Instagram.

Com a série Erosão, a paranaense Holaria sugere a dissolução da cerâmica. Compostas de vasos com acabamentos branco fosco e metalizados, as novas peças ganharam destaque no estande da marca, que também exibiu modelos de anos anteriores do seu extenso portfólio. 

Fotos: Divulgação.

A novidade da St. James é a linha Femme, assinada pela estilista e influenciadora digital Anna Carolina Bassi. Unindo o universo da moda e lifestyle ao décor, a Collab é composta por vasos, porta-velas, porta-difusor e bandejas, todos produzidos com banho de prata.  

Fotos: Divulgação.

A coleção Leaf, desenhada pelo francês Pierre Foulonneau para a Riva tem uma proposta incomum: trazer a presença da natureza para os vasos, mesmo quando eles estão sem flor. Com base de cristal, os itens são acompanhados por elementos de metal que imitam folhas. 

Fotos: Divulgação.

Linha comemorativa de 30 anos da marca, a Studio Germer é composta por peças de porcelana que valorizam as formas orgânicas e se sobressaem à mesa.  

Fotos: Divulgação.

Importadora de produtos para a casa, a 6F Decorações lançou duas coleções da marca italiana Rochard Ginori: Magnífico, inspirada na forma dos vasos de jardim do final do século XVIII; e Charme, homenagem ao branco e ao ouro, com elementos gráficos inspirados em uma arca de tesouro.