Feira, de 16 a 19 de fevereiro, trará novidades de marcas nacionais e internacionais do segmento de decoração, mesa posta e utilidades domésticas

Como joias para casa, os itens da linha de Ronald Sasson para a Riva evidenciam as formas orgânicas e os materiais nobres. Fotos: Claudio Fonseca. 

Formas geométricas e sinuosas compõem a linha desenhada pelo curitibano Ronald Sasson para a marca gaúcha Riva. Os seis produtos exibem materiais nobres: chapas de ouro, prata e inox em fruteiras, centros de mesa e apoio para sementes. “Empreguei apenas um elemento por peça, sempre com muita força nos detalhes”, afirma Ronald. “Quis explorar as técnicas industriais e todas as ferramentas disponíveis, como os cortes em CNC, de lasers, as calandras de dobra e os banhos desenvolvidos por eles.”

O lançamento da Riva acontece durante a 38ª edição da Abup Home & Gift, que traz a Têxtil & Home, em sua 7ª edição, para o mesmo período e local: de 16 a 19 de fevereiro, no São Paulo Expo. Veja abaixo nossa seleção de novidades:

A marca alemã Leonardo, um dos principais fornecedores de vidro da Europa, chega ao Brasil por meio da Imeltron com a coleção decorativa e de itens para a mesa.

Inspirada nos traços orgânicos característicos dos jardins do paisagista Burle Marx, a empresa paulista St. James apresenta a coleção Botanique, assinada pela designer Vivian Coser, do Studio Sette7.

Também estreando nesta edição, o grupo israelense Keter, com 70 anos de tradição e presente em 100 países, oferece móveis de design assinado, que inclui peças para o universo pet. O pufe com espaço para cama de gato ou cachorro é do designer Zvika Bash, de Israel.

Rima Casa traz a arte da cestaria indígena com a coleção Uambé, uma parceria do designer Sérgio J. Matos com o Sebrae Amazonas. O designer mato-grossense radicado na Paraíba também figura como novo expositor e apresenta, entre outras criações, a poltrona Carapuça, inspirada nos chapéus do cangaceiro e revestida de corda naval.

Marco500 expõe em seu espaço produtos de arte popular e design brasileiros. A luminária Pilar, desenhada por Danilo Guerra do Estúdio Tomada, é um dos lançamentos.

Na Tramontina, destaque para os canudos reutilizáveis de aço inox para atender a demanda de responsabilidade ecológica e as panelas Brava de aço inoxidável, tampas com saída de vapor e alças baquelite de efeito amadeirado.

Já a Decortrico convidou Neza Cesar para assinar a primeira linha de produtos da designer de interiores para o mercado de decoração. Neza desenvolveu quatro estampas exclusivas para mantas, peseiras e almofadas, em várias medidas e tamanhos.

Na área da Têxtil & Home, atenção aos tapetes da Soltan com modelos artesanais importados da Índia e do Irã.

Da parceria do empresário Marco Aurélio Pulchério, da Marco500, com a curadora Cris Rosenbaum, da Feira na Rosenbaum, nasceu o Projeto Célula, cujo objetivo é valorizar a diversidade criativa, abrindo espaço para pequenos artesãos e designers independentes. Desta vez, serão 26 expositores, entre eles, #obelonopapel com jogos americanos em papel reutilizáveis e estampas gráficas.