Fábricas e designers mostraram seus novos produtos na feira Abimad e em eventos paralelos, na capital paulista

O mês de fevereiro chegou aquecendo o mercado de decoração do país. A Abimad – Feira Brasileira de Móveis e Acessórios da Alta Decoração – realizou entre os dias 4 e 7 de fevereiro sua 29ª edição, na qual as principais marcas deram destaque ao mobiliário autoral. Empresas como Sitti e Todo também apresentaram, em eventos paralelos, peças assinadas por profissionais convidados. A repórter Júlia Martinez deu um giro pelos eventos e pontuou algumas dessas novidades. 

Batizado Biboca – da língua tupi-guarani, o balanço de alumínio envolto em cordas náuticas, do mato-grossense Sérgio J. Matos para a Lovato, realça as linhas geométricas, elaboradas artesanalmente. O modelo complementa a linha do designer que tem se especializado nesse tipo de móvel.  

A parceria entre a Mestre Artesão e o designer Fabricio Roncca rendeu boas peças como a Araçá. Com estrutura de alumínio e pés de madeira cumaru, a poltrona é envolta por cordas náuticas nos braços e no encosto. O paulista, que mantém seu estúdio em Londrina, desenhou também a luminária Trevo para a Nova Home.

Em comemoração aos 30 anos da marca, a CGS Móveis lançou a linha Mabe. Entre as peças de diferentes designers convidados, chamaram a atenção as cadeiras Gina e Brenda, assinadas pelo gaúcho Carlos Alexandre Arralde Alves, do Studio Caaa. 

Edu Bortolai criou para a gaúcha Tissot, sediada em Gramado, uma família de produtos com palhinha, composta por bar, mesa lateral e poltrona.  

Apaixonado por tênis, Bruno Faucz buscou inspiração em sua coleção desse tipo de calçado para o desenho da poltrona Air. A peça fabricada pela James homenageia o clássico modelo homônimo desenvolvido pela Nike para Michael Jordan, considerado o melhor jogador de basquete de todos os tempos. 

Leonardo Lattavo e Pedro Moog, da carioca Lattoog, criaram duas peças para a Nova Home: o pendente linear Slim, formado por uma haste que se apoia levemente sobre duas gotas de madeira maciça suspensa, e a luminária Oyster, que tem seu desenho inspirado no formato de uma concha.

A Tapetah apresentou mais de 70 tapetes assinados por designers nacionais e internacionais, entre eles Newton Lima (foto 1), Mula Preta (foto 2), Renan Manga (foto 3), os chilenos Menini Nicola (foto 4) e Mariana Prestes (foto 5). 

Convidados pela Butzke, Plataforma4, Sandra Arruda e Thiago Lutz desenharam peças, respectivamente, como o sofá Mandacaru, a poltrona Inoue e a cadeira Tarja. 

Em evento reservado para lojistas, paralelo à feira, o estúdio potiguar Mula Preta exibiu a nova poltrona Tortuga, criada para a Sitti. O desenho faz referência à anatomia das tartarugas, em que os braços sugerem as barbatanas. 

Na Galeria Ricardo Von Brusky, Roberta Banqueri lançou a poltrona Mina para sua marca, a Pontoeu, produzida pela Milar e com tecidos da Tramare. A peça propõe uma mistura de cores, texturas e formas – que vão do encosto cilíndrico aos braços retangulares.