Seminário no museu e exposição na Casa de Vidro compõem a programação comemorativa

Fundado em 1947 e construído na av. Paulista em 1968, o Masp será palco de um seminário sobre a obra de Lina Bo Bardi.

Projeto mais famoso da arquiteta Lina Bo Bardi, inaugurado em 1968, o edifício do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na av. Paulista, completa 50 anos e vai merecer eventos especiais para celebrar a data.

O primeiro deles inaugura nesta quinta-feira (1º de novembro) na Casa de Vidro, no Morumbi, residência de Lina e Pietro Maria Bardi, cofundador do museu, até suas mortes. Intitulada “O Masp de Lina, croquis de processo, 50 anos do edifício na avenida Paulista” reúne um acervo raramente compartilhado com o público.

São desenhos, documentos, fotografias e maquetes dos primeiros esboços do projeto da arquiteta ítalo-brasileira que se tornou ícone arquitetônico da cidade de São Paulo e um dos mais importantes museus do mundo. Entre as cartas, chama atenção a de Oscar Niemeyer direcionada a Lina, em 1987: “Só hoje visitei seu museu. É muito bonito. O melhor e mais belo que conheci”. Os desen­hos expostos mostram que o edifício teve várias versões. “O volume principal, como um grande prisma de fachadas em concreto, difere do que foi construído. Da mesma forma, a escada ao ar livre aparece como um helicoide nos croquis dos anos 1950”, disse Sol Camacho, diretora cultural do Instituto Bardi e curadora da exposição, marcada para terminar em 17 de novembro, com visitações de quinta a sábado.

Já na sede do museu, na av. Paulista, acontecerá um seminário em 5 de novembro, das 10h às 18h30, com palestras de arquitetos, historiadores e curadores, cujos temas serão dedicados à arquitetura do edifício, aos impactos do projeto na vida cotidiana da cidade e aos usos sociais e políticos de seu vão. Arquitetos e engenheiros que trabalharam com Lina na construção do prédio também estarão presentes para um debate sobre o projeto do edifício brutalista. Os ingressos estarão disponíveis duas horas antes do início do seminário, na bilheteria do museu.

Veja a programação completa em:

https://masp.org.br/seminarios/o-masp-de-lina-50-anos-do-edificio-na-avenida-paulista

Fotos: Divulgação.

Ícone da arquitetura moderna, a Casa de Vidro, primeiro projeto construído de Lina Bo Bardi, recebe exposição em homenagem aos 50 anos do prédio do Masp.